Saiba mais sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Pouca gente sabe que o português não é idioma exclusivamente falado no Brasil e em Portugal, onde se originou, mas também em diversos outros locais. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é um exemplo disso.

A CPLP é uma organização de países que têm o português como língua oficial. Tem como objetivo a cooperação entre todos os seus integrantes, bem como a concertação político-diplomática, além da materialização de projetos.

São nove os países integrantes da CPLP, assim, compõem a organização Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A comunidade, que foi criada em 17 de julho de 1996, possui autonomia financeira e tem personalidade jurídica. Nesse sentido, é definida em sua plataforma como “foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros“.

A cooperação proposta pela CPLP é pautada nas relações diplomáticas, desse modo, se dá em diversos setores, como educação, saúde, ciência, tecnologia, cultura, comunicação social, justiça, entre outros.

A organização tem como um dos seus princípios a igualdade dos países que a integram como soberana. Assim, há o estabelecimento de outros princípios como a reciprocidade entre seus integrantes, respeito a sua identidade e território, além de promover ações e acordos que sejam vantajosos a todos os Estados-Membros.

É possível saber mais sobre o trabalho da Comunidade de Países de Língua Portuguesa em sua plataforma.

Uma das ações que tiveram interferência da CPLP foi o estabelecimento do Novo Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa assinado por todos os países que a integram.

Atualmente, o Secretário Executivo da comunidade é Francisco Ribeiro Telles, embaixador da República Portuguesa, eleito para exercer a função nos anos de 2019 e 2020.

Apesar de sua importância e difusão para os países que possuem o português como língua oficial, a CPLP ainda não abarca todos os locais de língua portuguesa, como é o exemplo de Macau, Região Administrativa da China, na qual o idioma goza status de cooficial.

Clique aqui para saber mais curiosidades.

Fonte: CPLP.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.