Atualidades: testes em animais na fabricação de cosméticos

Muitas provas de vestibulares e concursos abordam questões referentes a temas atuais. Os testes em animais, sem dúvida, estão entre os principais.

Embora muitos países não relatem seus números até hoje, a Cruelty Free International estima que cerca de meio milhão de animais são usados para testar cosméticos em todo o mundo a cada ano.

Muitas dessas técnicas experimentais desatualizadas são, em última análise, inúteis, uma vez que normalmente produzem resultados que não podem ser aplicados de forma confiável a humanos.

Conforme os pesquisadores descobriram desde a década de 1930, a maioria dos animais reage de maneira diferente dos humanos quando exposta aos mesmos produtos químicos.

Na verdade, os novos produtos farmacêuticos passam em testes pré-clínicos em animais para entrar em testes clínicos em cerca de 12% das vezes; destes, cerca de 60% concluem com sucesso a primeira fase de testes complementares e impressionantes 89% falham em testes clínicos em humanos.

Se as taxas de falhas relacionadas à toxicidade são tão altas em produtos farmacêuticos após os testes em animais, por que ainda estamos usando esses métodos na indústria de cosméticos – ou em tudo?

Quais animais são usados em testes de cosméticos?

Hoje em dia, os animais utilizados para testes como estes, variam de coelhos e porquinhos-da-índia a ratos e camundongos, mas alguns casos raros incluem cães.

Esses animais são usados de algumas maneiras diferentes, a mais comum delas são os testes de irritação da pele e dos olhos – onde produtos químicos cosméticos são esfregados na pele raspada ou pingados nos olhos de animais contidos (geralmente coelhos) sem alívio da dor. Isso é conhecido como o teste do olho do coelho de Draize e tem como objetivo descobrir se um produto ou ingrediente pode causar ferimentos no olho humano.

Também existem testes que administram doses controladas de substâncias químicas a animais (geralmente ratos) por meio de um tubo de alimentação que é injetado em suas gargantas.

Geralmente, esses tipos de testes podem durar semanas ou meses, enquanto os pesquisadores procuram por sinais de doença geral ou efeitos de longo prazo na saúde, como câncer ou defeitos congênitos.

Em testes de toxicidade reprodutiva, os pesquisadores podem fornecer produtos químicos para animais grávidas para ver se as substâncias causarão anormalidades na prole.

Embora seja sem dúvida um dos testes mais polêmicos realizados em animais, alguns laboratórios ainda usam testes de dose letal, nos quais as substâncias são administradas aos animais por via tópica, oral, intravenosa ou por inalação para determinar a quantidade dessa substância. causar a morte.

O teste recebe o apelido de seu objetivo de encontrar a quantidade de um produto químico que mata metade, ou 50%, de uma população.

Tais testes são especialmente condenados entre a comunidade de bem-estar animal porque seus resultados têm muito pouco significado quando se trata de humanos (aprender quanto de uma substância química específica mata um camundongo, por exemplo, tem pouca correlação com humanos).

O que achou do artigo sobre testes em animais? Compartilhe!

Não deixe de ler também: 4 sentidos que os animais têm e os humanos não

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.