Atualidades: Saiba o que é cleptocracia

A cleptocracia consiste em uma forma de governo na qual os líderes, conhecidos como cleptocratas, usam suas posições políticas de poder para ganhar ou aumentar sua riqueza pessoal, roubando dinheiro e recursos valiosos dos países que governam.

Embora ambas as formas de governo impliquem um certo grau de corrupção, a cleptocracia difere da plutocracia – governo pelos ricos para os ricos.

Entenda melhor para ficar em dia para a prova de atualidades de concursos, Enem e vestibulares.

Principais características da Cleptocracia

Uma cleptocracia é uma forma de governo em que os governantes usam o poder de suas posições para roubar o povo.

A cleptocracia tende a ocorrer em países pobres sob formas autoritárias de governo, onde as pessoas não têm poder político e recursos financeiros para evitá-la.
Em contraste com a plutocracia – governo pelos ricos – os líderes das cleptocracias enriquecem após tomarem o poder.

Exemplos recentes de cleptocracias confirmadas incluem Congo sob Joseph Mobutu; Haiti sob “Baby Doc” Duvalier; Nicarágua sob Anastasio Somoza; as Filipinas com Ferdinand Marcos; e Nigéria sob Sani Abacha.

Definição

Vindo da palavra grega antiga “klepto”, ou seja, “roubo” e “cracaria”, que significa “governar”, cleptocracia quer dizer “governar por ladrões”.

O termo descreve governos cujos líderes abusam de seu poder para roubar seu povo. Por meio de atos de apropriação indébita, suborno ou apropriação indébita de fundos públicos, os governantes enriquecem a si mesmos e a suas famílias às custas da população em geral.

Como se aplica a cleptocracia

Frequentemente associadas a ditaduras, oligarquias ou formas semelhantes de governos autocráticos e totalitários, as cleptocracias tendem a se desenvolver em países mais pobres. Isto é, onde as pessoas não têm recursos para evitá-las.

Os adeptos normalmente drenam as economias dos países que governam, aumentando os impostos sobre a produção e, logo após, usando a receita tributária, as rendas dos recursos naturais, assim como as contribuições de ajuda externa para aumentar sua própria riqueza.

Na expectativa de perder seu poder, os governantes normalmente criam redes intrincadas de lavagem de dinheiro ilegal para proteger seus ativos roubados, escondendo-os em contas secretas em bancos estrangeiros.

Cada vez mais, a saber, os processos de globalização são responsabilizados por ajudar os cleptocratas a proteger suas finanças e aprimorar sua reputação. Ambos os esquemas ilegais, como por exemplo falsas “corporações de fachada” estrangeiras e investimentos internacionais legais, ou então compras de imóveis de luxo, ajudam as cleptocracias a lavar seus ganhos ilícitos enquanto os liberam de seu país de origem.

Uma característica única das cleptocracias contemporâneas é sua visibilidade. Ao contrário dos criminosos internacionais tradicionais, que se esforçam para se esconder nas sombras, os que têm o poder político geralmente mantêm um status de destaque, ostentando publicamente sua riqueza para convencer o povo de sua sabedoria econômica e capacidade de liderar o país.

E então, gostou de conhecer mais essa forma de poder? Não deixe de estudá-la!

Leia ainda: Formas de governo: Resumão para entender como funciona cada uma

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.