Atualidades: Como estudar a questão indígena para o ENEM e vestibular

Estudantes que estão se preparando para vestibulares e para o ENEM devem se inteirar sobre a questão indígena.

É um tema recorrente nas importantes provas do Brasil, podendo ser cobrado nos cadernos de questões ou nas redações.

A situação dos índios brasileiros, o domínio das terras, avanço tecnológico nas tribos, escolaridade, os direitos que eles reivindicam, enfim, todos esses assuntos precisam ser debatidos e compreendidos.

Para dar uma ajudinha trouxemos um resumo curto, mas que toca nos principais pontos sobre a questão indígena. Vamos ver?

Demarcação de terras indígenas no Brasil

Hoje no Brasil há Reservas Indígenas que estão em áreas demarcadas e protegidas por lei. Para os índios, a terra na qual ele habita é o seu meio de subsistência, seu modo de vida, além de um espaço para garantir a longevidade de sua cultura.

Eles estão protegidos pela Constituição Federal. Especificamente no artigo 231 diz que as reservas indígenas são reconhecidas como “Bens da União”. Sendo assim, elas são inalienáveis e intransferíveis, apenas podendo ser usadas pelos índios.

Um órgão do Ministério da Agricultura, a FUNAI – Fundação Nacional do Índio é a responsável por gerir a política indígena no Brasil. Sob sua tutela fica a demarcação de terras, estabelecimento de condições ideais de justiça e sustentabilidade social, além do impedimento a invasões.

Tais medidas são importantes para valorização do povo indígena aqui no Brasil. Além disso, ajudam no combate ao desmatamento e na preservação da fauna e flora da região.

A incorporação de terras indígenas para agricultura

A destruição da área florestal amazônica é um problema antigo, porém, ultimamente, outro transtorno vem piorando: a incorporação de terras indígenas para agricultura.

Por isso, manifestações em Brasília tornaram-se recorrentes nos últimos tempos. Isso se deve a uma série de ações do governo que prejudica e interfere diretamente nos direitos do povo indígena e seus interesses.

Uma das medidas mais famosas é a PEC 215 que modifica as regras de demarcação de terras. Com ela, essa matéria deixa de ser atribuição da FUNAI e passa a ser do Congresso Nacional.

Quem se beneficia pela PEC 215 são os congressistas componentes da “bancada ruralista”,  defensores do agronegócio. Afinal, há diversas demarcações que foram feitas em terras de latifundiários.

Desta forma, a cultura indígena no Brasil sofre um sério risco devido à expansão agrícola planejada com o aumento das queimadas na Amazônia, desmatamento e inundações para construção de hidroelétricas.

Esses podem ser fatores determinantes para que indígenas percam seus territórios. O Parque do Xingu, por exemplo, é visto como uma “Ilha verde” em meio às plantações de soja.

Os problemas que podem surgir a partir disso são:

  • Pobreza
  • Miséria
  • Desnutrição
  • Violência
  • Suicídio

Esses são os temas mais relevantes atualmente que envolvem a questão indígena. Não deixe de estudá-lo para as futuras provas.

Não deixe de ler também outro artigo essencial para seus estudos:

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/floresta-amazonica-enem/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.