Atualidades: o PIX - Notícias Concursos

Atualidades: o PIX

O PIX se popularizou rapidamente no Brasil.

PIX: popularização e expansão da ferramenta

Certamente você já ouviu falar na ferramenta PIX.

O PIX se popularizou rapidamente no Brasil. Assim, é provável que questões de atualidades de provas como vestibulares, concursos e ENEM abordem o tema.

Dessa forma, para que você se prepare e garanta um alto desempenho em seus exames, o artigo de hoje separou um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a ferramenta.

PIX: introdução

O PIX foi lançado pelo Banco Central do Brasil no mês 19 de fevereiro de 2020, juntamente com um material informativo para a população e para os futuros usuários da ferramenta.

Em pouco tempo, a ferramenta teve uma grande adesão por parte da população.

PIX: a origem do nome

Segundo os seus idealizadores, a ferramenta recebeu o nome “PIX” porque o som da palavra remete à tecnologia: pixels é um nome comum na informática e que é utilizado determinar os pontos luminosos em uma tela de qualquer dispositivo eletrônico.

PIX: popularização

Implantado pelo Banco Central do Brasil, a popularização do PIX demonstra que a modalidade de pagamento digital se tornou importante no país. Ainda, a ferramenta se consolida também como uma maneira fácil e popular de realizar transações financeiras.

PIX: funcionamento

O PIX possui como principal objetivo a simplificação das transferências de dinheiro entre contas. Assim, uma transferência que demorava horas para ser completada acontece em poucos segundos com o PIX.

Ainda, a ferramenta funciona sem a necessidade de digitar dados, números de contas ou documentos. Aquele que deseja receber o dinheiro deve somente fornecer a sua chave PIX para aquele que irá realizar o pagamento.

Dessa maneira, podemos concluir que o único requisito para utilizar o PIX é possuir um aparelho celular.

PIX: o boleto e o PIX

Para compreendermos a popularização do PIX, podemos comparar as suas funções com aquelas de um boleto bancário.

Com o PIX, o dinheiro sai de uma conta e chega instantaneamente em outra: a ferramenta permite a realização de transferências em tempo real.

Com o boleto, por sua vez, os valores podem cair na conta do beneficiário em até três dias úteis. Ainda, outra grande vantagem do PIX é que o sistema funciona sem interrupção, seja em dias úteis ou em finais de semana ou feriados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?