O Governo Trump: um resumo
O governo do presidente Donald Trump, nos Estados Unidos, causou muitas polêmicas em todo o mundo.
Porém, é muito provável que o assunto seja cobrado por questões de Atualidades, uma vez que a derrota de Trump ainda é muito recente.
Dessa maneira, é fundamental que você entenda os principais pontos que envolvem Donald Trump e o seu governo.
O Governo Trump: Introdução
Donald Trump foi eleito o 45° Presidente dos Estados Unidos e era afiliado ao Partido Republicano. Seu governo se iniciou no mês de janeiro do ano de 2017, após derrotar a democrata Hillary Clinton, e terminou no ano de 2021, após a derrota para o democrata Joe Biden.
Quem é Donald Trump?
Donald John Trump nasceu no ano de 1946, em Nova Iorque, nos Estados unidos. Trump é filho de um rico empresário e se formou em economia pela University of Pennsylvania.
Trump iniciou a sua carreira de empresário na empresa de seu pai, a Elizabeth Trump & Son. Anos depois, Donald Trump passaria a investir no mercado imobiliário e se associar com poderosos donos de hotéis. Trump também trabalhou na TV: em 2004, o futuro presidente passaria a participar de uma série programas na NBC. E foi justamente na TV em que Trump se tornou conhecido pelo seu modo extravagante e polêmico, ganhando diversos fãs pelo país.
Finalmente, em 2016, o nome de Trump foi confirmado como candidato do Partido Republicano para a presidência, com o fim do Governo Obama.
O Governo Trump: Políticas
Durante a sua campanha eleitoral, Trump atacou fortemente os imigrantes, principalmente os mexicanos. E, de fato, durante a sua presidência, Trump buscou dificultar a imigração ilegal, impondo severas medidas. Ainda, o presidente também decidiu restringir a imigração de países de maioria muçulmana para os Estados Unidos, afetando a vinda de indivíduos do Irã, Iêmen, Líbia, Síria e da Somália.
Além disso, Trump, buscando contrariar o seu antecessor Barack Obama, reduziu as verbas federais que eram destinadas para o programa de saúde conhecido como Obamacare.
Outra medida do Governo Trump que gerou forte impacto no mundo foi a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, que tinha como objetivo tentar impedir o avanço do aquecimento global.
Ainda, é válido ressalta que Trump, em seu governo, reconheceu oficialmente a cidade de Jerusalém como capital do Estado de Israel. A atitude gerou protestos em todo o mundo.
Por fim, o governo Trump também se envolveu em uma série de ataques ao Oriente Médio. Em 2018, Trump ordenou o bombardeamento da Síria. Posteriormente, o presidente comandaria também o lançamento de bombas no Afeganistão, com a justificativa de que no país existiria um esconderijo utilizado pelo Estado Islâmico.