Como estudar Espanhol para a prova do ENEM?

Como estudar Espanhol para o ENEM?

Na prova do ENEM, os candidatos podem escolher entre duas línguas estrangeiras: o inglês e o espanhol.

Segundo estatísticas, mais da metade dos candidatos escolhem o espanhol. Assim, é fundamental que você domine técnicas de estudos dessa língua para garantir um bom desempenho nas cinco questões que aparecem na prova do Linguagens e Códigos.

Dessa maneira, o artigo de hoje trouxe algumas dicas que irão te ajudar a estudar com qualidade para a prova de espanhol do ENEM.

Espanhol para o ENEM: Aquilo que mais cai

As questões de espanhol do ENEM são elaboradas pela banca examinadora com o objetivo de avaliar o conhecimento que os estudantes possuem de interpretação de texto e da gramática da língua espanhola.

Mas o que será cobrado na prova?

Estatísticas apontam que a interpretação de texto lidera a lista de assuntos que mais aparecem na prova de espanhol do ENEM. Você deverá interpretar, por exemplo, uma tirinha, um texto ou uma história em quadrinhos. Para isso, é necessário um bom domínio da língua.

Em segundo lugar aparece a semântica da língua espanhola, seguida pelas funções de linguagem e pela identificação da função de um texto.

Espanhol para o ENEM: Dicas

Agora que você já sabe o que vai cair na sua prova, vamos descobrir algumas dicas que podem te ajudar nos seus estudos.

Pratique a interpretação de texto

Como vimos, a interpretação de texto ocupa o primeiro lugar na lista de tópicos que são mais cobrados pela prova de espanhol do ENEM.

Você pode praticar e melhorar a sua interpretação lendo jornais em espanhol, como o El País, bem como lendo blogs, livros e quadrinhos. Lembre-se que as charges da Mafalda aparecem com certa frequência na prova.

Quando estiver estudando, lembre-se que nas questões de interpretação, o importante é compreender a mensagem do texto e não somente entender o que todas as palavras significam.

Analise com calma todos os elementos de um texto

Quando você estiver estudando, pratique o costume de analisar todos os elementos de seu texto, e não somente do texto em si. Preste atenção no título, no subtítulo, nas imagens (se essas estiverem presentes) e em demais elemento. Essa habilidade pode ser muito útil na hora do ENEM, uma vez que as respostas de algumas questões podem estar nesses elementos.

Faça um caderno de vocabulários

Quando você estiver estudando espanhol para o ENEM, anote em um caderno todas as palavras desconhecidas que você encontrar. Depois, anote o significa de cada uma delas.

Você deverá ler esse caderno com frequência para fixar em sua mente o significa dos vocabulários. Lembre-se que um rico vocabulário pode te ajudar muito na hora da sua prova.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.