Atualidades: O aumento no preço dos combustíveis - Notícias Concursos

Atualidades: O aumento no preço dos combustíveis

Desde o final de 2019 a Petrobras vem fazendo sucessivos reajustes nos preços dos combustíveis. Só nesse ano houve três altas no preço da gasolina. De acordo com a pesquisa da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis (ANP), nos postos, a gasolina e o diesel estão 5,9% mais caros desde a primeira semana de 2021.

Os frequentes aumentos têm gerado grande insatisfação, principalmente entre os caminhoneiros, que estão pressionando o governo federal para frear a alta nos preços. A categoria chegou até a ameaçar uma greve nacional, tal qual a de maio de 2018. Diante das reclamações, o então presidente da república, Jair Bolsonaro, ignorou qualquer tipo de mudança na política da Petrobras e sugeriu alterar a estufa de tributação.

As versões

Em fevereiro deste ano, o governo federal encaminhou ao Congresso uma proposta de alteração na cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias  e Serviços. O projeto apresentado prevê que o imposto passe a ter um valor fixo por litro de combustível, ao contrário do que é feito agora, onde cada Estado define a alíquota do ICMS.

No entanto, a ideia não foi bem recebida. Os secretários estaduais de Fazenda criticaram a proposta  afirmando que a alta nos preços não tem relação com a política tributária dos Estados. Assim, eles alegam que a Petrobras é a culpada pela má gestão dos recursos.

A Petrobras, por sua vez, disse em nota, que orienta sua política de preços de acordo com o Preço de Paridade Internacional (PPI). Por isso, os preços dos combustíveis são reajustados com base na cotação do barril de petróleo em dólar, que é a taxa de câmbio oficial.

Visto que o petróleo é a matéria prima dos combustíveis, ele costuma ser usado como referência na formação dos preços de produtos que sejam seus derivados, como gasolina e diesel. Sendo assim, a cotação do preço sobe na bolsa de valores. A Petrobras também revisa seus preços.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?