Atualidades: Governos que seguem regime cleptocrático

Muitos países da África e do Caribe foram saqueados por governos cleptocráticos. Falamos aqui no Notícias Concursos sobre esse regime em post anterior – clique para ler.

Exemplos de regimes cleptocráticos notórios incluem Congo, Haiti, Nicarágua e Nigéria, além de outros. Conheça a seguir uma lista, que pode servir para os seus estudos de atualidades para concursos e vestibulares.

Congo (Zaire)

Joseph Mobutu declarou-se presidente do Congo após chegar ao poder em um golpe de Estado em 25 de novembro de 1965. Após assumir o poder, Mobuto mudou o nome do Congo para República do Zaire. Antes de ser derrubado em maio de 1977, Mobutu cometeu violações generalizadas dos direitos humanos. Ele praticamente dizimou a economia do país no processo de desviar uma fortuna pessoal estimada em 4 a 15 bilhões de dólares.

A postura anticomunista de Mobuto o ajudou a ganhar apoio financeiro de potências ocidentais, incluindo os Estados Unidos. Em vez de lutar contra o comunismo, Mobuto saqueou esses e outros fundos do governo enquanto permitia que o povo zairense sofresse na pobreza.

Haiti

Em 1971, Jean-Claude “Baby Doc” Duvalier, de dezenove anos, sucedeu a seu pai igualmente cleptocrático, François “Papa Doc” Duvalier, sendo proclamado presidente vitalício do Haiti.

Você também pode gostar:

Atualidades: Saiba o que é cleptocracia

Durante seu reinado brutal – e lucrativo – de 14 anos, Baby Doc teria roubado cerca de 800 milhões de dólares do dinheiro do Haiti. Enquanto permitia que o povo haitiano sofresse a pior pobreza das Américas, Baby Doc manteve um estilo de vida notoriamente luxuoso, incluindo seu casamento de US $ 2 milhões financiado pelo governo em 1980.

Nicarágua

Anastasio Somoza assumiu a presidência da Nicarágua em janeiro de 1937. Sucedida em 1956 por seu filho Luis Somoza Debayle, a família Somoza passaria os próximos 40 anos acumulando vasta riqueza por meio de suborno, monopólios corporativos, falsos negócios imobiliários e roubando ajuda estrangeira.

Logo após a capital Manágua passar por um terrível terremoto em 1972, a Nicarágua recebeu centenas de milhões de dólares em ajuda externa, incluindo 80 milhões somente dos Estados Unidos.

Entretanto, as propostas dos Somozas para reconstruir a cidade nunca se implementaram de fato. Em vez disso, as empresas se mudaram para terras pertencentes à família obrigatoriamente. Em 1977, a riqueza dos Somoza atingiu uma estimativa de 533 milhões de dólares, ou seja, cerca de 33% do valor econômico total da Nicarágua.

Filipinas

Como presidente das Filipinas de 1966 a 1986, Ferdinand Marcos estabeleceu um regime autoritário que foi considerado o mais corrupto da história do país insular.

Logo após o fim de seu reinado, surgiram evidências de que, durante seus anos no poder, Marcos, sua família e associados roubaram bilhões de dólares por meio de peculato, suborno e outras práticas corruptas.

De acordo com a quase judicial Comissão Presidencial Filipina de Bom Governo, a família Marcos acumulou ilegalmente uma fortuna avaliada em 5 bilhões a 10 bilhões de dólares.

Nigéria

O general Sani Abacha serviu como chefe de estado militar da Nigéria por apenas cinco anos, de 1993 até sua morte sem explicação em 1998. Junto com inúmeras violações de direitos humanos, Abacha e seus associados desviaram cerca de 1 a 5 bilhões de dólares do Banco Central da Nigéria alegando falsamente que o dinheiro se destinaria à segurança nacional.

Com a ajuda de seu filho Mohammed Abacha e do melhor amigo Alhaji Sada, Abacha conspirou para esconder os fundos roubados em contas bancárias no Reino Unido e nos Estados Unidos.

E então, você conhecia essa lista de países com governos cleptocráticos?

Não deixe de ler também – Autocracia: Origem e como se aplicou na história

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.