Atualidades: Eutanásia no Brasil e no mundo

A eutanásia é sempre um assunto muito discutido, sobretudo por conta do direito do indivíduo pela escolha da vida. 

Trata-se de um assunto complexo, cercado por tabus e muito polêmico. Visto que consiste na escolha do paciente possuidor de uma doença incurável e em sofrimento constante, pelo fim da sua vida. 

A saber, a palavra tem origem grega da junção (eu + thanatos) e significa “morte correta” ou “boa morte”. 

De modo geral, a eutanásia é uma opção para quem defende a liberdade de escolha da pessoa sobre sua própria vida, quando devido a circunstâncias impostas por uma doença incurável e / ou uma dor física insuportável caia sobre o paciente. 

Em contrapartida, para as pessoas religiosas, seguindo os ensinamentos religiosas, elas acreditam que somente Deus tem o direito de tirar a vida de uma pessoa. 

Trata-se de um assunto atual, presente em discussões ao longo do tempo. Por isso, poderá ser abordado em questões de vestibular, assim como no ENEM, fique ligado!

Tipos de Eutánasia

Existem duas formas práticas de praticar a eutanásia, isto é, de forma ativa ou passiva que também é denominada de ortotanásia. 

Eutanásia ativa: É realizado um procedimento médico, que consiste em uma forma rápida e sem dor, promovendo o interrompimentos das funções vitais que leva a morte natural do paciente. 

Eutanásia passiva: Podendo ser chamada de ortotanásia, consiste em não realizar procedimentos para ressuscitação dos orgãos do paciente em caso de falha crítica. 

Também não é adotado métodos invasivos e artificiais para a manutenção da vida. Como por exemplo, quando os familiares decidem pelo desligamento dos aparelhos quando o paciente já não possui faculdades mentais. 

Eutanásia no Brasil e no mundo

A eutanásia no Brasil é considerada um crime de homícidio,  devido a Constituição que diz que a vida é um direito inviolável. 

Além disso, ela pode ser tipificada como ajuda ao suicídio, caso o individuo solicite ajude para tirar a sua própria vida. A pena pelo ato é de seis a vinte anos de cadeia.

Contudo, poderá haver uma diminuição caso o homicídio seja enquadrado como privilegiado. Em decorrência de extrema emoção, ou por valor social ou moral. 

Entretanto, se for considerado o ponto de vista da ética na medicina, a eutanásia é considera antiético. Ademais, no Brasil o Conselho Federal de Medicina aceita a prática da eutanásia passiva desde 2010. 

Já em outros países, como a Suíça, Holanda e a Bélgica, a prática é legalmente aceita e considerada direito de pacientes com doenças incuráveis que sofrem com dor intensa e interminável. 

Em alguns casos, que é concedido ao paciente o direito de não ressuscitamento de órgãos vitais, caso aconteça uma parada cardíaca. 

O tema eutanásia é cercado por polêmicas, pois boa parte da humanidade entende que a vida é o bem mais precioso dos seres humanos. 

O assunto é rebatido quando a realidade do paciente passa a ser somente o sofrimento. Além disso, levanta-se a questão do Estado Laico, defendendo a liberdade de crenças, assim como a não existência delas. 


E então, gostou de conhecer mais sobre o tema? Apesar de polêmico, precisa entrar em debate na atual sociedade. Conte para a gente sua opinião!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.