Atualidades: Documentários para ampliar seus conhecimentos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e diversos outros vestibulares exigem dos seus participantes conhecimentos sobre atualidades. Nesse sentido, apresentamos uma seleção de cinco documentários para você estudar assuntos da atualidade vendo a Amazon Prime Video.

Alternar as mídias e métodos de estudo é uma ótima forma para melhorar o processo de aprendizagem dos estudantes. Desse modo, filmes e documentários podem ser valiosos para um momento de estudo mais descontraído, seja sobre atualidades ou não. Confira!

Humano – Uma viagem pela vida, 2015

Documentário francês produzido pelo diretor Yann Arthus-Bertrand, o documentário Humano – Uma viagem pela vida retrata a vida de diversas pessoas comuns.

Nesse sentido, o documentário é uma ótima fonte de debate para questões relacionadas com a natureza humana. Principalmente porque as pessoas falam de maneira espontânea o que pensam sobre os seguintes temas: morte, amor, discriminação, desigualdade, sexo.

Makala (2018)

A nossa segunda dica é também um diretor francês, Emmanuel Gras. Makala conta a história de um jovem rapaz morador de um vilarejo do Congo em uma jornada de sobrevivência. Nesse sentido, a pobreza é retratada pelo cansaço intenso, retratado plano após plano, e nas pequenas atividades do dia a dia do jovem, como cortar árvores imensas para produzir sacos que carvão que vende para o sustento da família.

One Child Nation (2019)

Entre os documentários mais interessantes que expõem atualidades figura Onde Child Nation. Esse filme, dirigido pelas cineastas Nanfu Wang e Jialing Zhang, expõe os desafios e as implicações da Política do Filho Único da China. O documentário aborda a questão através de relatos de pessoas que foram sujeitas a essa lei.

Uma Verdade Inconveniente (2006)

Esse documentário é perfeito para aprimorar seus conhecimentos sobre aquecimento global, pois a obra apresenta verdades que muitos desconhecem sobre esse fenômeno.

No documentário,  Al Gore aborda o tema do aquecimento, mostrando os mitos e equívocos existentes, além de possíveis saídas para evitar uma catástrofe no planeta.

City of Ghosts (2017)

Esse documentário do diretor Matthew Heineman aborda a jornada do grupo de ativistas sírios Raqqa Is Being Slaughtered Silently. O documentário retrata as ações do grupo e sua posição em meio às atitudes do Estado Islâmico.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Acompanhe mais notícias da área de educação aqui.

Veja também Confira séries da Netflix que ajudam no Enem.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/quer-saber-mais-sobre-historia-do-brasil-veja-estes-filmes/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.