A desigualdade social está presente nos quatros cantos do mundo. No Brasil, então, se tornou uma triste marca.
É um dos temas mais abordados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), assim como nos demais vestibulares do país.
Conheça um panorama geral sobre o assunto.
Conceito de desigualdade social
A desigualdade social é encontrada dentro das relações sociais da sociedade. É através dela que é determinado um lugar para os desiguais; por questões:
- Econômicas
- De cor
- Gênero
- Crença
- Círculo ou grupo social
Desta forma, a desigualdade atinge as pessoas por determinados motivos, limitando o acesso das mesmas a direitos básicos como:
- Educação
- Saúde
- Emprego
- Moradia
- Capacidade aquisitiva
A desigualdade é encontrada na falta de acesso aos direitos, mas sobretudo no acesso a oportunidades e por isso a tendência é que ela se acumule.
Em decorrência disto, as classes sociais economicamente favorecidas têm acesso a boa educação e bons empregos mantendo sua classe social.
Como ela acontece?
Vários teóricos e especialistas no assunto enxergam entre eles um fator comum na desigualdade social: A má distribuição de renda.
Com isso, subentende que a desigualdade é a concentração de boa parte dos recursos financeiros na mão de uma minoria e o resto da população a grande maioria sobrevive com o mínimo restante.
Fatores determinantes para desigualdade social:
- Má distribuição de renda
- Concentração dos recursos econômicos com uma pequena fatia da população
- Lucro como principal visão do negócio
- Desemprego
- Falta de investimento em direitos básicos da população
Onde ela se manifesta?
A desigualdade social pode ser manifestada em algumas formas na sociedade. Afinal de contas, ela pode conectar-se em vários aspectos da vida social de uma pessoa.
Pode estar presente na desigualdade de gênero, por exemplo, quando mulheres recebem menos que um homem que realiza as mesmas atividades e encontram-se em situação de equidade estudantil e mesma carga horária.
A desigualdade está presente na esfera racial também. Afinal de contas, a população negra é maioria no Brasil por exemplo.
A inserção no mercado de trabalho, em decorrência da educação precária que a maioria da população negra é exposta, aliada a fatores como o racismo no mundo empresarial, corroboram para o aumento da desigualdade.
Todos esses aspectos, formam a desigualdade de classes. Onde os fatores que citamos acima aumentam a disparidade entre os menos favorecidos em comparação com parte da sociedade que tem acesso a saúde, educação e trabalho de qualidade.