O desperdício de alimentos não é apenas uma oportunidade perdida para milhões de pessoas famintas; é também um grande problema climático.
Trinta e um por cento dos alimentos desperdiçados significam 31% da energia, água e materiais usados ??para cultivar, colher, embalar, distribuir e armazenar também são usados ??em vão.
O resultado é o peso equivalente a 5,5 milhões de ônibus escolares de alimentos descartados, deixados para apodrecer em aterros, onde emitirão quantidades catastróficas de gases de efeito estufa.
Esta é uma visão geral de onde vem o desperdício de alimentos, como isso afeta o planeta e o que você pode fazer para ajudar em casa.
O desperdício institucional é o que vem de escritórios, hospitais, lares de idosos, cadeias e prisões e universidades.
Resíduos comerciais vêm de supermercados, restaurantes, hotéis e outros vendedores de alimentos.
Já os resíduos industriais são gerados por meio da fabricação e processamento de alimentos e bebidas. E o lixo residencial é o que é produzido em casa.
Utilização de água
O Unicef diz que mais de 2 bilhões de pessoas “vivem em países onde o abastecimento de água é inadequado”. Em 2025, até metade da população global poderá viver em regiões que serão consideradas “com escassez de água”.
À medida que o clima esquenta, veremos mais escassez de chuva, mas o Fórum Econômico Mundial diz que parte do problema é o uso excessivo e a infraestrutura e gestão inadequadas.
Quase um quarto de toda a terra cultivada na Terra é usada para agricultura irrigada, diz o Banco Mundial, porque “a agricultura irrigada é, em média, pelo menos duas vezes mais produtiva por unidade de terra do que a agricultura irrigada”. Como resultado, a agricultura responde por 70% das retiradas de água do mundo.
É claro que algumas safras exigem mais água do que outras. Qualquer um que assistiu o documentário “Cowspiracy” sabe que a pecuária é a que demanda mais água. Estima-se que 660 galões de água são necessários para produzir apenas um hambúrguer.
Adicione bacon, queijo, alface, tomate e um pãozinho àquele hambúrguer e a pegada hídrica total será de 830 galões – quase cinco vezes a quantidade que uma pessoa bebe por ano.
E então, o que achou do artigo?
Não deixe de ler também: Sustentabilidade: Tudo sobre telhas solares e seus benefícios