A Invasão do Capitólio: aquilo que você precisa saber
O evento conhecido como “a invasão do Capitólio” aconteceu no dia 06 de janeiro de 2021, nos Estados Unidos.
O assunto pode ser abordado por muitas questões de atualidades, principalmente dentro de determinados concursos, de vestibulares e da prova do ENEM.
Dessa maneira, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a invasão do Capitólio. Vamos conferir!
A Invasão do Capitólio: definição
O termo “invasão do Capitólio” é utilizado para definir o ataque realizado à sede do Congresso nos Estados Unidos em 06 de janeiro de 2021.
O ataque foi considerado um ato de protesto realizado por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, após a derrota de Trump nas eleições de 2020, quando Joe Biden foi eleito.
A Invasão do Capitólio: o ataque
Com exceção de um único episódio( quando, no século XIX, a Inglaterra invadiu os Estados Unidos e Casa Branca e o Capitólio foram ocupados), os estadunidenses nunca tinham presenciado um ataque à uma instituição de tamanha importância.
A Invasão do Capitólio: democracia
O episódio da invasão no Capitólio foi considerada por muitos especialistas como um ataque à democracia. Joe Biden, presidentes dos EUA, também demonstrou preocupação no momento do ataque, dizendo que a democracia americana estava “sob um ataque sem precedentes”.
Na ocasião, Biden afirmou que Trump deveria se apresentar em rede nacional de televisão, e defender a Constituição, exigindo o final da invasão.
A motivação para o ato foi tentar atrapalhar a sessão que ocorria naquele momento e que confirmaria oficialmente a vitória de Joe Biden no Congresso.
A Invasão do Capitólio: resposta das autoridades
Na tentativa de conter a invasão, as forças de ordem e as autoridades lançaram bombas de gás e spray de pimenta. Na madrugada do dia da invasão, policiais conseguiram retomar o controle do Capitólio, que sofreu depredação.
Em março de 2022, o Comitê parlamentar dos Estados Unidos, responsável pelas investigações da invasão ao Capitólio, informou que Donald Trump poderia ser condenado criminalmente, mostrando um documento que afirmaria a possível participação de Trump para fraudar o procedimento de posse do presidente da república.