Atualidades: 5 tipos principais de opressão social

Em um contexto de justiça social, opressão é o que acontece quando indivíduos ou grupos de pessoas são discriminados ou de outra forma tratados injustamente, seja pelo governo, organizações privadas, indivíduos ou outros grupos. A palavra vem da raiz latina “opprimere”, que significa “pressionado”.

As categorias descrevem padrões de comportamento e não necessariamente sistemas de crenças. Uma pessoa pode ter fortes crenças a favor da igualdade social e ainda assim praticar a opressão por meio de suas ações.

Em muitos casos, essas categorias de opressão se sobrepõem de tal forma que uma pessoa pode potencialmente lidar com múltiplas formas de opressão e privilégio ao mesmo tempo.

Sem dúvidas esse tema pode aparecer como pauta para a redação do vestibular, concurso ou Enem. Assim como em questões nas provas de sociologia e atualidades. Entenda melhor nos tópicos a seguir.

Sexismo

O sexismo, ou a crença de que os homens cisgêneros são superiores às mulheres cisgênero com base no sexo, tem sido uma condição quase universal da civilização. Quer esteja enraizado na biologia, na cultura ou em ambas, o sexismo tende a forçar as mulheres a papéis subservientes e restritivos que muitos não desejam, e a forçar os homens a papéis competitivos e dominantes que muitos não desejam.

Classismo

Classismo é um padrão social em que pessoas ricas ou influentes se reúnem e oprimem as menos ricas ou menos influentes. O classismo também estabelece regras sobre se e em que circunstâncias os membros de uma classe podem passar para outra classe – por exemplo, por meio de casamento ou trabalho.

Racismo

Enquanto fanatismo significa intolerância por pessoas de outras raças e religiões, o racismo pressupõe que os de outras raças são, na verdade, seres humanos geneticamente inferiores.

O racismo atua sobre essa crença com poder político, sistêmico, social e institucional. O poder é necessário para operacionalizar o racismo. Sem ele, as crenças de inferioridade genética são simplesmente preconceito. O racismo prevaleceu ao longo da história humana como justificativa para uma série de ações opressivas.

Leia mais – Antirracismo: Como debater o tema na redação e na sala de aula

Xenofobia

A xenofobia consiste em um padrão social em que as pessoas nativas de um determinado país têm atitude coletiva preconceituosa a quem é estrangeiro.

A saber, também pode acontecer com pessoas que migraram de outros estados ou regiões para um local e sofrem discriminação – além de diversos tipos de violência – por conta de sua cultura ou seu sotaque diferente.

Preconceito de idade

O preconceito de idade é um padrão social no qual as pessoas de uma certa idade cronológica são tratadas de maneira diferente, em um grau desnecessário, do que as outras pessoas.

Podemos citar como exemplo a conhecida “data de validade” de Hollywood para as mulheres, que se refere ao limite de idade para que as atrizes consigam  trabalho. Quando passa de determinada idade, significa que a pessoa não é mais considerada atraente e útil para o mercado.

E então, você já passou ou presenciou alguma situação de opressão social? Esse tema, a saber, pode aparecer em provas de concursos, vestibulares e no Enem. Portanto, não deixe de estudá-lo.

Leia também – Importantes tópicos sobre a diversidade cultural brasileira 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.