Na economia linear atual, os fabricantes trabalham em torno do modelo de extrair e produzir resíduos, em que os recursos naturais são utilizados para criar produtos e os mesmos são descartados quando não são mais úteis.
Esse modelo possui um alto custo, não só em termos de valor econômico, mas também em grandes prejuízos ao meio ambiente.
A Economia Circular, por outro lado, garante que tudo tenha valor e nada seja desperdiçado. Os produtos são projetados e feitos para durar.
Os fabricantes adotam o seguinte modelo:
- Reutilizar,
- Reparar,
- Reproduzir.
Sendo assim, é permitido que os materiais permaneçam em uso pelo maior tempo possível.
A economia circular exige que os produtos sejam conectados digitalmente ao fabricante para que todo o ciclo de vida do produto possa ser monitorado.
As complexas redes circulares que conectam fornecedores e parceiros também devem ser gerenciadas de forma integrada para apoiar o modelo colaborativo da Economia Circular.
Veja abaixo as 5 razões para práticas da economia serem adotadas.
Transparência e rastreabilidade da cadeia de suprimentos
Para usar materiais reciclados repetidamente, é importante ter uma visão sem precedentes da cadeia de suprimentos de ponta a ponta.
A tecnologia geoespacial oferece visualização interativa de grandes conjuntos de dados, desde a matéria-prima até a distribuição, incluindo descoberta da cadeia de suprimentos estendida, análise de risco, histórico de transações e outros.
Reduzindo o desperdício
A reciclagem é a chave para reduzir o desperdício. Para criar um sistema de reciclagem eficiente, os resíduos devem primeiro ser visíveis, verificáveis ??e valiosos.
A tecnologia geoespacial, pode oferecer insights sobre tipos de materiais, quantidades, concentrações e movimentos de resíduos que irão beneficiar produtores de resíduos, recicladores, investidores e governos.
Estendendo a vida útil do produto
Como a preferência do consumidor agora muda para o modelo de pagamento por uso, ao invés do modelo baseado em propriedade, as empresas precisam fornecer produtos duráveis e oferecer novos serviços para manter sua vantagem competitiva.
Campanha de reciclagem / recompra
A fim de minimizar os impactos ambientais de forma a gerar fidelidade do cliente, as empresas podem usar GIS e tecnologia de segmentação geográfica para mapear seus clientes em determinada área e iniciar uma campanha de recompra ou uma campanha de entrega de reciclagem em fases específicas do ciclo de propriedade do produto.
Os produtos comprados / devolvidos podem ser devolvidos ao ciclo de produção como matéria-prima para uma nova geração de produtos.
Maximizando o uso de ativos subutilizados
Plataformas de economia de compartilhamento como Airbnb e Uber demonstraram as melhores soluções para ativos subutilizados.
Os dados de localização são essenciais para essas plataformas, a fim de combinar os fornecedores mais próximos aos consumidores.
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