Atualidades: 3 tópicos sobre liberdade de expressão - Notícias Concursos

Atualidades: 3 tópicos sobre liberdade de expressão

Direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos é tema recorrente na sociedade e em provas

Tema muito discutido na atualidade a liberdade de expressão é o direito dos indivíduos de expressarem suas opiniões sem sofrerem algum tipo de retaliação.

Dessa maneira, é direito de todos que as informações sejam obtidas por vários meios de forma independente e sem intervenção através de censura. 

A saber, a liberdade de expressão é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, sendo concedida a todos os indivíduos. 

Trata-se de um assunto muito corriqueiro em provas de vestibulares, assim como no Enem. Dito isso, vale muito a pena estudar sobre ele para potencializar sua argumentação. Acompanhe o post!

Liberdade de expressão e a mídia

 A mídia e a liberdade de expressão formam uma parceria importantíssima, pois através delas reúnem-se possibilidades de variadas manifestações.

O direito de se expressar não quer dizer que não haja limites éticos e morais. Algumas condutas não são permitidas como a calúnia, injúria, entre outros.

O direito de expressão deve permanecer garantido por todos meios de comunicação. Porém, isso não significa que os indivíduos poderão ofender as pessoas, causando danos morais.

Censura nas ditaduras

Proibir a liberdade de expressão e censurar circulação de ideias, é muito comum em regimes políticos totalitários, como por exemplo às ditaduras.

A imposição e restrição do direito à liberdade de expressão é uma das ferramentas que os governos ditatoriais tem.  Eles buscam a intervenção direta nas difusões de ideias e conceitos que poderiam limitar os abusos à decisões do Estado.

Assim sendo, no totalitarismo é uma questão prioritária a censura aos meios de comunicação, além de acompanhar de perto os assuntos discutidos em universidades, escolas e comunidades estudantis.

Contudo, ainda de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a liberdade de expressão é peça fundamental em uma democracia.

Dessa maneira, em conformidade com o artigo 19° da DUDH “todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão”.

Liberdade de expressão no Brasil

O Brasil viveu momentos alternados entre a censura e a liberdade de expressão. Desse modo, as três primeiras constituições contemplaram a liberdade de expressão até a promulgação da Constituição de 1937 quando iniciou-se o processo de censura no governo de Getúlio Vargas.

Contudo, em 1946, uma nova Constituição volta a conceder os direitos e a liberdade individual dos cidadãos.

No entanto, novamente na Constituição de 1967, a democracia perde espaço, dando lugar ao autoritarismo e a centralização do poder oriunda do Golpe de 1964. 

Vale frisar, que a censura é uma das medidas do Ato Inconstitucional n°5 conhecido como AI-5 decretado em 1968. 

Em conclusão, após o fim da ditadura e a criação da Constituição de 1988, o direito à liberdade de expressão é novamente direito dos cidadãos, vigente até os dias de hoje. 

Leia também – Atualidades: Conheça um panorama geral sobre os Direitos Humanos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?