Atuação Home Office – necessidade atual e adaptabilidade das empresas
Anterior a pandemia, a atuação Home Office era uma opção que já se mostrava tendência de mercado, todavia, com a pandemia, o trabalho Home Office se mostrou uma necessidade.
Em 2020 muitas empresas que não se prepararam para essa atuação Home Office tiveram que se adaptar por conta da pandemia. Claro que a pandemia por conta do Coronavírus é um fator externo e não controlável. No entanto, esse fator expôs ao mercado a necessidade de adaptabilidade quanto as inovações.
Assim como outras inovações, o que era uma opção se tornou uma obrigatoriedade, por exemplo, a presença da empresa na internet através do Marketing Digital.
De acordo com uma pesquisa de Flexibilidade no Mercado de Trabalho, feita pelo Ibope, 81% dos trabalhadores brasileiros preferem a modalidade de trabalho Home Office.
Vantagens para as empresas
Por outro lado, para os empresários a atuação na modalidade Home Office também é muito vantajosa, visto que é uma redução de custos em muitos aspectos, como:
- Ambiente físico (aluguel);
- Contas de consumo desse ambiente (água, luz, telefone, etc.);
- Insumos diversos (café, copinhos, papel higiênico, produto de limpeza, etc.);
- Tempo de deslocamento até o escritório (para todos os envolvidos).
Por isso, é cabível um alinhamento entre a empresa e o funcionário, para que haja um foco nas entregas e prazos. Dessa forma, todos ganham em diversos aspectos.
Qualidade de vida e retenção de talentos
Além disso, o Home Office é uma forma de manter a qualidade de vida do funcionário, tornando o ambiente mais colaborativo. Bem como, é uma maneira atual de reter talentos.
Por isso, desde que seja cabível ao seu segmento é importante analisar essa atuação. Já que, assim como outras inovações, o que hoje é opcional, amanhã se torna uma obrigatoriedade das empresas, sob o risco de obsolescência no mercado.