Você sabe o que atrapalha a concentração no trabalho? Já parou para analisar o que pode estar “roubando” a sua atenção no dia a dia? Neste texto, listamos algumas questões que podem atrapalhar o desempenho de qualquer pessoa. Descubra quais são e policie-se para não permitir que elas estraguem os seus resultados. Vamos lá!
O que atrapalha a concentração no trabalho? Conheça algumas situações
Você acorda empolgado, pronto para iniciar mais um dia de trabalho. Liga o seu computador e se prepara para a jornada. Vê que ainda é cedo, o que significa que tem muitas horas produtivas pela frente.
Em algum momento, tudo muda. Você olha para o relógio e vê que algumas horas se passaram, mas a produtividade não foi da maneira como você imaginou.
O que aconteceu? Por que você não concluiu mais tarefas?
A resposta pode estar no que atrapalha a concentração no trabalho. Abaixo listamos alguns desses “vilões da concentração”. Veja e avalie-se:
1. Ausência de uma lista de tarefas
Se você não tem uma lista de tarefas, com base em prioridades, o seu dia pode cair na temida “aleatoriedade”. E quando isso acontece, você pode acabar se sentindo perdido: o que fazer primeiro? E depois? E nesse vai e vem de concentração, de ter que pensar no que fazer, começar a atividade e decidir o que fazer em seguida, você gasta muita energia mental que poderia ser usada no foco.
2. Ruídos
Os ruídos do ambiente também podem atrapalhar muito. Por isso, sempre que possível, use um bom e velho fone de ouvido para abafar o som da cidade, do cachorro, das pessoas conversando, etc.
3. Falta de rotina
Assim como a falta da lista de tarefas pode ser o que atrapalha a concentração no trabalho, a falta de rotina também.
Se você não tem um horário para começar e terminar algo; se você não sabe a sua hora do almoço ou do café, como poderá se organizar para terminar a tarefa X até o horário Y, pois depois disso você precisa de uma pausa? Pois é.
Estabelecer rotinas e horários ajuda a manter a concentração, afinal, você sabe qual é o momento de terminar algo.
4. Dificuldade para dizer “não”
Não saber dizer “não” é outro grande problema. Isso porque você pode cair no erro de se sobrecarregar de tarefas, sem condições para isso, provocando efeitos na sua saúde mental que, mais tarde, impactam a concentração.
5. Muita coisa aberta no computador e notificações diversas
Ter muitas abas e pastas abertas no computador, bem como manter as suas notificações sempre ativas, também é algo que atrapalha a concentração no trabalho. Tente sempre manter aberto apenas o que está sendo usado, silenciando as notificações na hora de fazer algo que exige foco.
6. Falta de pausas e descansos
A nossa mente não é uma máquina. Ela cansa, se desgasta. E quando isso acontece, exige um breve descanso/pausa para que possamos restabelecer a energia. Por isso, fazer pausas é fundamental para garantir a concentração ao longo do dia. Não negligencie o seu descanso!