Atendimento – Representante da Imagem da Marca
Atendimento ao cliente e a representação da marca
A área de atendimento ao cliente precisa de planejamento estratégico para que possa entregar os valores da empresa ao cliente de forma direcionada. Sendo assim, é muito importante que a gestão da empresa analise estrategicamente essa necessidade, de forma que possa criar um plano de ação que ampare essa área. Haja vista que na atualidade o atendimento que o cliente recebe ao entrar em contato com a empresa, se torna uma forte representação da marca.
Todavia, o que pode ser muito prejudicial para uma marca é a insatisfação do cliente, visto que é possível que ele utilize as redes sociais para reclamar da empresa, gerando compartilhamentos que tornam a imagem da empresa negativa no mercado. Isso porque na atualidade a imagem da empresa está diretamente ligada às redes sociais.
Valor entregue ao cliente deve estar difundido na rotina
Sendo assim, o atendimento ao cliente é uma representação da marca, assim como todas as formas de contato com o cliente no mercado atual. Por isso, é necessário que haja um engajamento holístico para manter o valor de uma marca.
Sendo que não é viável que uma empresa atue de forma separada, já que o cliente precisa ser atendido em sua totalidade.
Sendo assim, a imagem da empresa está completamente ligada a todas as áreas, sendo o Marketing Digital, vendas, comercial, relacionamento, atendimento, pós-vendas ou qualquer outro tipo de contato que o cliente tenha com a empresa.
Por isso, é muito importante que a gestão da empresa tenha clareza sobre a importância do atendimento. Visto que o atendimento não é somente uma área da empresa, mas um conceito sobre a entrega que será feita ao cliente, independentemente da sua demanda. Portanto, é importante que a empresa trabalhe para que seja positiva, resolutiva e que diminua ou elimine seus processos burocráticos.