O atendimento ao cliente há muito tempo não é apenas uma área que escuta o cliente e repassa a informação de que o cliente deve esperar mais algum prazo para ter a resolução do seu problema.
Atendimento ao cliente: a necessidade da desburocratização dos processos
Muito pelo contrário, o comportamento do cliente na atualidade não permite que uma empresa seja muito burocrática; já que o cliente possui uma possibilidade que é oriunda da era digital, ele pode reclamar de empresa na internet; o que cria um fluxo contraproducente para a imagem da marca de uma forma geral.
Por isso, é muito importante que as empresas na atualidade conceituem o atendimento ao cliente como um setor dinâmico e holístico. Visto que o atendimento ao cliente não é apenas feito pelo profissional que está falando com ele via telefone ou pelo chat; o atendimento ao cliente é feito todos os dias por todos os fluxos e por todas as entregas que são feitas ao cliente.
Fluxo de melhorias contínuas
É fundamental que uma empresa no mercado atual tenha o atendimento ao cliente como uma base conceitual para que crie um fluxo de melhorias contínuas. Por isso, os investimentos em sistemas inovadores são fundamentais para uma empresa que deseja crescer de maneira escalável.
Tecnologias como o sistema omnichannel aproximam a empresa de seu cliente, entregando a ele uma experiência completa, já que esse tipo de sistema permite que todos os canais da empresa entreguem ao contato com o cliente um ciclo positivo e eficiente. Dessa maneira, o cliente pode iniciar uma compra em um canal da empresa e terminar em outro; da mesma forma, ele pode reclamar em um canal sem que precise ligar para outras número de telefone, já que a burocratização dos processos, muitas vezes, deixa o cliente mais insatisfeito do que o motivo pelo qual ele entrou em contato.
Dessa forma, a empresa consegue escutar o seu cliente e não apenas realizar soluções pontuais. Por isso, o atendimento ao cliente no mercado atual deve ser resolutivo de maneira prática.
Processos simplificados e antecipação de demandas
Sendo assim, é importante que a empresa atue criando processos cada vez mais simplificados para que o cliente tenha os problemas resolvidos, da mesma forma é necessário treinar as equipes para que a empresa cresça de maneira direcionada, repassando a sua cultura internamente, considerando todo o processo da marca.
Dessa maneira, a empresa poderá identificar os gargalos em toda a sua dinâmica, evitando futuras reclamações.
Sendo assim, é fundamental que o atendimento ao cliente seja feito desde o escopo do projeto da marca para que ela cresça com foco no seu público-alvo, considerando a volatilidade do mercado e os objetivos da marca dentro do seu segmento de atuação.