O licenciamento de veículos de 2023 no Rio de Janeiro já deu início e a vistoria pode retornar. Assim, o licenciamento é uma taxa obrigatória para os motoristas e deve ser paga anualmente. Além disso, a quitação do licenciamento permitirá que os proprietários de veículos tenham acesso à documentação atualizada do veículo. Isto é, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
Dessa forma, os condutores poderão circular sem irregularidades e não correr o risco de prejuízos. Por exemplo, multa, perda de pontos na carteira, recolhimento do veículo e até sujar o nome. Assim, para estar quite com o licenciamento é necessário realizar o pagamento através do portal do DETRAN do seu estado.
No entanto, muitos motoristas não estão atentos quanto à vistoria. Ou seja, a verificação do estado de conservação do veículo, bem como das especificações do fabricante. Dessa forma, a vistoria é um procedimento estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, o órgão de trânsito de cada estado, isto é, o DETRAN, é quem é responsável pela verificação.
Porém, devido a pandemia, a vistoria do DETRAN no Rio de Janeiro foi suspensa no mês de junho de 2020. Todavia, é previsto o seu retorno para este ano. Confira a seguir as informações sobre a vistoria de veículos em 2023.
O que acontece na vistoria?
Durante o procedimento, o vistoriador irá conferir o número de chassi e o motor do veículo. Além disso, também poderá verificar carroceria. Assim como, os itens externos e visíveis do automóvel. Dessa maneira, é possível assegurar a legalização dos veículos, bem como legitimar e autenticá-los.
Terá vistoria em 2023 no Rio de Janeiro?
Desde o dia 02 de janeiro de 2023, a vistoria voltou a ser obrigatória para determinados veículos. São eles: ônibus, transporte escolar e veículos de carga. Dessa forma, para obter a licença, os motoristas desses automóveis deverão passar pela vistoria.
O que é necessário para solicitar a vistoria?
Agora, confira quais são os itens obrigatórios que o motorista deve cumprir para, assim, solicitar a vistoria. Vale lembrar que se o motorista não fizer alguns dos itens descritos abaixo, não há a possibilidade de fazer a vistoria do veículo. Logo, é passível de sofrer multa, ter pontos na carteira, entre outras consequências graves.
Pagamento de taxa
Em primeiro lugar, é necessário saber que a taxa de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT) não será exigida. Dessa forma, para realizar a vistoria, é necessário agendar o procedimento. Mas, antes disso, é necessário que o motorista faça o pagamento de uma taxa através da Guia de Recolhimento de Taxas (GRT). Para ter acesso à guia, é necessário entrar no site do Banco Bradesco e realizar a impressão. Porém, é possível também acessá-la através de um dos totens da instituição financeira.
Quitar débitos
Em seguida, o motorista poderá realizar o agendamento da vistoria. Porém, vale lembrar que dependendo do método de pagamento da guia, o motorista deverá aguardar. Isto é, deverá aguardar a aprovação do pagamento para realizar o agendamento da vistoria. Além disso, o motorista deverá quitar multas em atraso, antes do agendamento.
Agendar o serviço da vistoria em 2023
O agendamento da vistoria deverá ser feito no site do DETRAN do Rio de Janeiro. Assim, o órgão solicitará ao motorista, o preenchimento de campos com os dados do veículo e motorista. Por exemplo, CPF, CEP, Tipo de veículo, a região do Rio de Janeiro e em qual unidade o motorista deseja realizar o procedimento. Em seguida, basta confirmar o CAPTCHA e clicar em enviar.
Dia da vistoria
O motorista deverá comparecer na unidade do DETRAN.RJ escolhida. Além disso, deverá portar o último documento do último CRLV impresso ou na forma digital (CRLV-e). Após a aprovação da vistoria, o condutor receberá o CRLV-e através da base nacional do RENAVAM. Desse modo, o CRLV-e poderá assim ser impresso.
Valor e Tabela do licenciamento
Atualmente, a GRT está no valor de R$ 242,26 para motoristas do Rio de Janeiro. O calendário do licenciamento não foi divulgado e espera-se que a divulgação aconteça em fevereiro. De qualquer modo, as datas limites para o pagamento da GRT já estão disponíveis no site do Bradesco.
Assim, basta acessar o site, selecionar a opção “Produtos e Serviços” e clicar em “Serviços”. Em seguida, o condutor deverá escolher a opção de “Pagamentos” na nova página. Por fim, basta rolar a tela e escolher a opção “DETRAN RJ, GRD, DUDA, GRT e GRM” dentro da opção “Tributos”. Em seguida, o boleto poderá ser gerado e o motorista deverá realizar o pagamento da taxa de serviço.