Saber como emitir nota pelo site do Governo é essencial, visto que desde o dia 1º de setembro os Microempreendedores Individuais somente conseguem realizar essa emissão dessa forma.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar, para que assim você saiba tudo o que precisa sobre a nova maneira de emitir notas fiscais do MEI.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Por que a mudança?
Conforme mencionado acima, desde o começo deste mês os Microempreendedores Individuais precisam acessar o site do Governo Federal para conseguirem emitir notas fiscais. Desse modo, a mudança aconteceu devido a uma resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) que visa simplificar e padronizar o processo de emissão de notas em todo o país. Anteriormente à mudança, a responsabilidade pela emissão das notas estava nas mãos das prefeituras, o que resultava em diferentes padrões e critérios em diferentes regiões.
Dessa maneira, com a implementação do sistema NFS-e Nacional (Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos), todas as notas fiscais que esses trabalhadores emitem seguem um único modelo em todo o território brasileiro. Além disso, é a Receita Federal que gerencia o sistema, permitindo um envio mais eficaz das informações prestadas.
Como emitir uma nota fiscal pelo site do Governo?
Agora que você compreende a importância dessa mudança, confira abaixo o passo a passo de como emitir sua nota fiscal pelo site do Governo:
1. Escolha a plataforma
Primeiramente, é necessário escolher a plataforma. Para isso, você pode optar por usar a versão web (site) ou o aplicativo NFS-e Mobile para realizar a emissão da nota fiscal.
2. Faça o login
Então, faça o login no sistema utilizando uma das três opções disponíveis:
- Criar um cadastro no site com seus dados pessoais ou CNPJ;
- Usar o acesso do Gov.br ou;
- Utilizar o certificado digital.
3. Acesse o portal
Acesse o portal do NFS-e Nacional por meio da plataforma que escolheu.
4. Inicie uma nova NFS-e
Ademais, no painel de controle, clique na opção “Nova NFS-e” para iniciar o processo de emissão.
5. Preencha os campos
Preencha os campos obrigatórios, tais como:
- Os dados do serviço;
- Se você for o prestador, tomador ou intermediário;
- Se o tomador do serviço estiver localizado no Brasil e;
- Quais são seus dados.
6. Identifique o tomador
Além disso, ao informar o CNPJ do tomador (quem contratou seu serviço), clique na lupa para preencher os demais campos automaticamente.
7. Descreva a atividade
Então, informe onde o serviço foi prestado e descreva a atividade realizada.
8. Informe os valores e tributação
Depois disso, preencha o valor do serviço e a tributação correspondente.
9. Emita o NFS-e
Após a seleção final, clique em “Emitir NFS-e.”
10. Baixe, visualize ou encaminhe
Por fim, você pode baixar o documento, visualizá-lo ou enviá-lo para o tomador do serviço.
Veja as vantagens e desvantagens da nova maneira de emitir notas fiscais
A transição para a emissão de notas fiscais pelo site do Governo trouxe uma série de mudanças que afetaram diretamente os Microempreendedores Individuais.
Desse modo, para ajudá-lo a compreender melhor essa nova abordagem, listamos algumas das vantagens e vantagens desse processo, confira:
Vantagens
- Padronização nacional: Primeiramente, uma das principais vantagens é a padronização das notas fiscais em todo o país. Isso porque agora não importa em qual região sua empresa se localize, o modelo da nota fiscal será o mesmo. Isso simplifica o processo e reduz a possibilidade de erros.
- Maior controle: Como o sistema é a Receita Federal que gerencia o sistema, há um maior controle sobre as informações prestadas. Isso contribui para a transparência e o aprimoramento da fiscalização tributária.
- Facilidade de acesso: O acesso à plataforma de emissão de notas fiscais pelo site do Governo está disponível de forma online, o que significa que você pode emiti-las de qualquer lugar com acesso à internet.
Desvantagens
- Possíveis problemas técnicos: Por outro lado, alguns MEIs relataram problemas técnicos e instabilidades no sistema durante os primeiros dias de implementação. Assim sendo, embora a Receita Federal afirme que esses problemas foram resolvidos, é importante estar preparado para eventuais dificuldades técnicas.
- Necessidade de adaptação: Para muitos MEIs, a transição para o novo sistema requer um período de adaptação. Portanto, é importante investir tempo para aprender a usar uma plataforma de forma eficaz.
- Possíveis atrasos: Por fim, problemas técnicos ou dificuldades na utilização da plataforma podem resultar em atrasos na emissão de notas fiscais. Dessa maneira, é essencial planejar com antecedência para evitar possíveis contratempos.
Agora que você já sabe como emitir nota pelo site do Governo, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!