O estado do Rio de Janeiro está lidando com onda de calor intenso em todo seu território. Acompanhe nesse artigo mais informações sobre e como proceder com esse verão.
Saiba mais sobre os climas do Rio de Janeiro
O clima do estado do Rio de Janeiro, em sua grande maioria, é considerado um clima majoritariamente tropical e semi úmido, o que acaba se tornando o clima predominante de todo o estado. Isso tudo, apesar de ter lugares com áreas mais secas também.
Graças a sua localidade no mapa Mundi, ele possui elevados índices de pluviosidade durante o verão. Ou seja, as famosas chuvas de verão que chegam geralmente em março. Porém, em contrapartida, durante o inverno, o seu clima acaba se tornando extremamente seco.
Diferente do que muitos pensam e consideram, o Rio de Janeiro possui uma temperatura média de 24 °C. Podendo ser aumentada em massa durante o verão, independente da localidade.
Vindo para o ano de 2023, apesar do comum ser vir as águas de março para encerrar o verão, o verão foi considerado extremamente chuvoso. Mas isso de longe não conseguiu impedir o fato do calor vir com tudo para tentar ofuscar as chuvas.
Então, para quem viajou para a cidade maravilhosa a fim de curtir um sol e uma praia, e só pegou chuva, ainda dá tempo de aproveitar as férias de janeiro. O Rio de Janeiro ainda possui Fortes ondas de calor abrangendo todo o estado.
Durante todo esse primeiro mês de 2023, os termômetros conseguiram alcançar marcas absurdas de temperatura e quebrar recordes de sensação térmica. É ou não é o clima perfeito para curtir uma excelente praia ou uma piscina?
Segundo o World Weather attribution, a América Latina inteira e, principalmente, o Rio de Janeiro está com as ondas de calor 60 vezes mais intensas do que em todos os tempos.
Como foi o clima até agora no Rio de Janeiro com as ondas intensas de calor
Apesar do verão carioca apresentar sempre marcas descomunais de temperaturas elevadas, esse ano o verão até que foi extremamente equilibrado.
Apesar de algumas irregularidades da temperatura, marcando quase 60° de sensação térmica, o Rio de Janeiro conseguiu manter-se bem equilibrado neste verão, entre calor e muita chuva.
As ondas intensas de calor no Rio de Janeiro começaram ainda em dezembro e permaneceram até então sendo mesclada com temperaturas mais controladas, com chuvas Fortes se alastrando por grande parte do estado.
Haja saúde para aguentar as mudanças de temperatura bruscas. O cidadão carioca sai de manhã com o Sol muito quente e volta para casa no final da tarde, com direito a uma chuva para refrescar um pouco.
Pode-se dizer que o clima do Rio de Janeiro, apesar das ondas Fortes de calor, se compara ao deserto pelas mudanças de clima rapidamente.
Benefícios das ondas de calor no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é conhecido mundialmente como a cidade maravilhosa, justamente pelo seu clima tropical e as suas inúmeras praias para serem curtidas.
Diante de uma situação onde o Rio de Janeiro sofre com um das Fortes de calor, é importante estar sempre disposto a tirar o melhor proveito disso. Para quem não quer ficar em casa gastando conta de luz, com ar-condicionado e ventilador, a melhor opção é sair para curtir uma piscina ou até mesmo uma praia.
Fazer atividades ao ar livre nesse período, principalmente por ser considerado as férias, é excelente e deve ser considerado uma boa opção. Pode não ser tão sacrificante assim, sair num calor com as ondas quentes do verão.
É a melhor época para você sair com sua família e curtir um tempo de qualidade na praia ou em qualquer lugar refrescante.
Como se proteger das ondas intensas de calor no Rio de Janeiro
Para que você aguente as Fortes ondas de calor do Rio de Janeiro, é importante que você saiba se proteger, para que isso não seja prejudicial a você.
Sempre que você for sair de casa, é importante passar bastante protetor solar nas áreas que ficarão expostas no seu corpo. Assim você evita que os raios UV te prejudique e maltratem a sua pele.
Manter-se hidratado também é muito importante para conseguir sobreviver às Fortes ondas de calor. Por isso, beba bastante água. Principalmente se você for fazer atividades ao ar livre.