Muitos clientes do Nubank estão sendo vítimas de golpes ultimamente. Este foi o caso de Danielle Pinheiro, analista financeira, que perdeu R$ 500 no começo de fevereiro, quando sua conta do banco digital foi invadida. Este golpe é conhecido como “o celular invadido”, e vem atingindo muitos brasileiros ultimamente.
Segundo Danielle, ela estava na estrada quando percebeu que o dinheiro havia sumido da conta do Nubank, pois precisava da quantia para pagar o pedágio. Os R$ 500 da cliente foram indevidamente transferidos para outra conta via Pix. “Quando percebi que o dinheiro tinha sumido da minha conta, me desesperei e tirei o restante, cerca de R$ 2.000, para a poupança de outro banco”, afirmou.
Além disso, ela também afirmou que foi possível identificar a conta de destino do valor transferido. No entanto, no dia seguinte ao golpe a operação não estava mais disponível para visualização no aplicativo do Nubank.
Devido ao golpe, Danielle não conseguiu pagar todas suas contas do mês, e precisou pedir ajuda. Mesmo com o dinheiro que conseguiu guardar na poupança, teve de pedir dinheiro emprestado para pagar as contas de água, luz e aluguel.
A restituição do valor roubado ainda não ocorreu. “A situação ainda não foi resolvida. Preciso dos meus R$ 500”, reclamou Pinheiro. A cliente do Nubank afirma ter feito uma reclamação no Procon, assim como um boletim de ocorrência e notificação ao banco digital. No entanto, Danielle não obteve nenhum auxílio.
O que disse o Nubank
O Nubank afirmou não comentar casos específicos de seus clientes. No entanto, o banco digital disse que a segurança é uma prioridade da empresa, e que está cooperando com as autoridades responsáveis para que a situação seja resolvida.
Além disso, o Nubank também revelou possuir equipes especializadas para estes casos, assim como canais de atendimento 24 horas para os clientes vítimas de golpes. Desta maneira, em caso de transações suspeitas ocorrendo na conta, a fintech orienta seus clientes para que sigam o passo a passo disponível no SOS Nu.
“Reafirmamos o nosso compromisso com a proteção dos nossos mais de 70 milhões de clientes, mantendo uma vigilância constante sobre a utilização dos nossos serviços, incluindo o desenvolvimento de ferramentas de proteção para ajudar os usuários na prevenção e inibição de golpes” informou o banco em nota.
Idec notifica a fintech
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) acionou o Nubank, um dos maiores bancos digitais do mundo, devido a falhas na segurança do aplicativo. A notificação ocorreu após inúmeros relatos de clientes, que afirmaram haver falhas de segurança e golpes no aplicativo da empresa, que resultaram em invasão de contas, transferências de valores e contratações de empréstimos de forma fraudulenta.
O Nubank já havia alertado seus clientes sobre o golpe chamado “fraude de golpe do acesso remoto”. No aviso, a fintech afirma que os golpistas obtêm acesso às contas dos usuários através do download de aplicativos piratas nos aparelhos celulares. Sendo assim, a instituição financeira concluiu que não se trata de falha na segurança do aplicativo, e orientou seus clientes a baixarem a versão atualizada do app.