Dividimos a série “As 5 forças de Porter no empreendedorismo” em três partes. Nesta primeira segunda parte falaremos sobre o poder de barganha dos consumidores e fornecedores.
Poder de barganha dos consumidores e fornecedores
Poder de negociação do comprador
Essa força de Porter fala sobre o quanto o poder do consumidor tem força, assim sendo influenciam diretamente na sua posição no mercado;
- O cliente tem poder de negociação, e isso é algo na rotina das empresas;
- O poder de barganha dos compradores dita muitas regras nos negócios, através da pressão entre os competidores que aumentam a oferta e reduzem o preço;
- Há fatores que devem ser analisados, pois aumentam o poder de barganha do consumidor;
- Os compradores são objetivo das indústrias, dos negócios;
- Já a indústria não é ponto principal para os compradores;
- Há uma padronização do produto vendido;
- Existem produtos substitutos;
- O consumidor tem total informação sobre o produto.
Para o seu negócio, precisa analisar também o poder de barganha dos fornecedores.
Poder de negociação do fornecedor
Essa análise se dá pela ideia de que o fornecedor tendo poder de negociação pode elevar seus preços e reduzir a qualidade.
Mais um ponto crucial do poder de barganha dos fornecedores, eles podem reter a rentabilidade de um setor, repassando seus produtos para poucos compradores.
Ainda podem inviabilizar o fluxo da indústria quando os compradores não podem repassar aumentos para o cliente final.
Pontos que podem ser analisados quanto ao pode de barganha dos fornecedores:
- Não existem substitutos: Somente esse fornecedor fabrica e vende esse produto, ou seja, ele não sofre concorrência nenhuma.
- O fornecedor é um diferencial no produto em questão;
- Os fornecedores são parte da estratégia das empresas;
- Não há tantos fornecedores no mercado (compradores somos todos nós, em algum momento);
- Não compensa financeiramente mudar de fornecedor, pois são altos os custos.
As relações estabelecidas entre a empresa e o cliente ou fornecedor diz muito sobre o poder de barganha.
A tendência é de que haja interações benéficas entre clientes e fornecedores, mediante as necessidades das parcerias. Todavia, o poder de barganha descrito por Porter continua a existir.
Falaremos sobre a última força a ser analisada: ameaça de produtos substitutos, na próxima parte dessa série.