Aristóteles: Citações inspiradoras do filósofo

Aristóteles foi um filósofo grego antigo que viveu de 384-322 a.C. Um dos filósofos mais influentes, o trabalho de Aristóteles foi o alicerce de toda a filosofia ocidental a ser seguida.

Muitos deles podem parecer objetivos nobres pelos quais se deve viver. Eles podem fazer você pensar duas vezes, especialmente se você não se considera um filósofo, mas simplesmente quer ideias testadas pela idade sobre como viver uma vida melhor.

Aristóteles na política

  1. A política parece ser a arte mestra, pois inclui tantas outras e seu propósito é o bem do homem. Embora seja digno de aperfeiçoar um homem, é melhor e mais divino aperfeiçoar uma nação.
  2. Existem três tipos de vida proeminentes: prazer, política e contemplativa. A massa da humanidade é servil em seus gostos, preferindo uma vida adequada aos animais; eles têm algum fundamento para essa visão, uma vez que estão imitando muitos dos que ocupam cargos elevados. Pessoas de refinamento superior identificam felicidade com honra ou virtude e, geralmente, com a vida política.
  3. A ciência política gasta a maior parte de seus esforços em formar seus cidadãos para terem bom caráter e serem capazes de atos nobres.
    Aristóteles na Bondade
  4. Toda arte e toda investigação, e da mesma forma, toda ação e busca são pensadas para visar a algum bem, e por esta razão, o bem foi declarado como aquele a que todas as coisas visam.
  5. Se há algum fim nas coisas que fazemos, que desejamos por si só, claramente esse deve ser o bem principal. Saber disso terá uma grande influência em como vivemos nossas vidas.
  6. Se as coisas são boas em si mesmas, a boa vontade aparece como algo idêntico em todas elas, mas os relatos da bondade na honra, sabedoria e prazer são diversos. O bom, portanto, não é um elemento comum que responde a uma ideia.
  7. Mesmo que haja um bem que seja universalmente previsível ou capaz de existência independente, ele não poderia ser alcançado pelo homem.
  8. Se considerarmos que a função do homem é um certo tipo de vida, e esta é uma atividade da alma que implica um princípio racional, e a função de um homem bom é o desempenho nobre destes, e se qualquer ação é bem realizada quando é realizada de acordo com o princípio apropriado; se for esse o caso, o bem humano passa a ser atividade da alma de acordo com a virtude.

Aristóteles na felicidade

  1. Os homens geralmente concordam que o maior bem que pode ser alcançado pela ação é a felicidade , e identificam viver bem e viver bem com felicidade.
  2. O autossuficiente, definimos como aquele que, quando isolado, torna a vida desejável e completa, e tal que julgamos ser a felicidade. Não pode ser ultrapassado e é, portanto, o fim da ação.
  3. Alguns identificam felicidade com virtude, alguns com sabedoria prática, outros com um tipo de sabedoria filosófica, outros adicionam ou excluem prazer e ainda outros incluem prosperidade. Concordamos com aqueles que identificam felicidade com virtude, pois virtude pertence ao comportamento virtuoso e a virtude só é conhecida por seus atos.
  4. A felicidade deve ser adquirida pelo aprendizado, pelo hábito ou por alguma outra forma de treinamento? Parece vir como resultado da virtude e de algum processo de aprendizado e estar entre as coisas divinas, uma vez que seu fim é divino e abençoado.
  5. Nenhum homem feliz pode se tornar miserável, pois ele nunca fará atos que sejam odiosos e maldosos.

Aristóteles na educação

É a marca de um homem educado procurar precisão em cada classe de coisas, tanto quanto sua natureza permite.

A excelência moral está relacionada ao prazer e à dor; por causa do prazer fazemos coisas más e por medo da dor evitamos as nobres. Por isso, devemos ser treinados desde a juventude, como diz Platão: para encontrar prazer e dor onde devemos; este é o propósito da educação.

E então, o que achou das citações de Aristóteles?

Não deixe de ler também – Citações famosas e inspiradoras de Gandhi

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.