Arce (CE) define banca examinadora de concurso

Novo concurso do órgão terá Consulplan como banca examinadora.

Nos últimos dias a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) realizou a contratação de banca examinadora. Isto é, que ficará responsável pela coordenação de seu novo concurso. 

Desse modo, o contrato foi com o Instituto Consulplan, que ficará sob a responsabilidade da execução do processo de inscrição, aplicação das etapas e divulgação dos resultados finais do certame. 

Assim, após a contratação da banca examinadora, espera-se o lançamento do edital oficial do concurso ainda durante este ano de 2022. 

O novo processo seletivo, portanto, deve se destinar ao preenchimento de vagas imediatas e, além disso, para a formação de cadastro de reserva no quadro de servidores do órgão.

Contudo, até o momento, ainda não há definição sobre quais serão os cargos do certame e  o número de vagas.

Veja também: MP RR anuncia concurso público para técnicos e analistas

Entenda o que já se sabe sobre esta seleção, abaixo.

Conheça melhor a banca

A banca examinadora do concurso para a Arce será a Consulplan.

Desse modo, é importante que os candidatos tenham conhecimento sobre a atuação da banca.

De acordo com a própria Consulplan, então, esta é uma das grandes organizadoras privada de concursos públicos e avaliações educacionais do Brasil.

Sua instalação é em Instalada em Muriaé (MG), contudo, esta conta com processos em todo o país.

Até o momento, a Consulplan aplicou exames para cerca de 15 milhões de brasileiros.

O instituto realiza todas as fases de um processo seletivo ou de avaliação, sem terceirização de serviços. Isso ocorre em razão de uma infraestrutura moderna e quadro profissional qualificado.

Alguns dos órgãos para os quais já trabalhou são, por exemplo, IBGE, Embrapa, Ministério da Defesa (Aeronáutica), Ministério da Educação (Inep) e TSE.

Concurso já conta com comissão

Desde o ano de 2019 o concurso da Arce já possui comissão organizadora.

Nesse sentido, a liberação da formação do grupo ocorreu em março de 2019 após a liberação do Conselho. A decisão se deu em reunião, sendo a comissão composta pelas analistas de regulação, Tatiana Cirla Lima Sampaio Bandeira e Lívia Montenegro de Miranda e Menescal, além da procuradora Gislene Rocha de Lima. 

No entanto, durante o mês de agosto de 2021, o ex-governador do estado, Camilo Santana, optou por reorganizar o grupo. 

Após a alteração, então, o grupo se encontra da seguinte forma:

  • Felipe Mota Campos – presidente; 
  • Marcelo Capistrano Cavalcante; 
  • Josiany Melo Negreiros; 
  • Arlan Mendes Mesquita.

Veja também: Prefeitura de Ouro Preto – MG anuncia Concursos públicos em todos os nívies

Estes servidores são responsáveis por gerir o concurso e fiscalizar o trabalho da banca examinadora.

Como foi o último concurso da Arce

Para os cidadãos que já têm interesse de iniciar seu preparo, a melhor maneira é se basear pelo conteúdo do último concurso.

Desse modo, no caso da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Ceará, o último edital ocorreu no ano de 2012. Isto é, de forma que, com dez anos sem novas seleções de cargos efetivos, o concurso se mostra cada vez mais necessário.

Além disso, é importante lembra que a Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca examinadora.

Na época, então, o concurso da Arce contou com vagas ao nível superior.

Assim, os cargos foram para o posto de:

  • Analista de regulamentação, ou seja, uma carreira que exigia aos candidatos graduação em Administração, Engenharia Civil ou Elétrica.
  • Procurador autárquico, que deveria ser formado em Direito.

O evento também contou com a formação de cadastro de reserva para o cargo de Analista, nas especialidades de Direito, Informática, Comunicação Social, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Mecânica, Química e de Petróleo.

Assim, os candidatos passaram por etapas objetivas e discursivas. O exame objetivo contou com 80 questões sobre os seguintes temas:

  • Fundamentos de Economia; 
  • Regulação; 
  • Sistema Nacional de Defesa do Consumidor; 
  • Legislação; 
  • Língua Inglesa; 
  • Conhecimentos Específicos.

Já a etapa discursiva contou com questões dissertativas sobre resoluções de problemas e casos práticos sobre o conteúdo programático. Esta etapa, então, contava com o peso de 0 a 10. Para obter a aprovação, o candidato deveria conseguir uma nota igual ou superior a 5.

Por fim, o concurso da Arce também contou com uma Avaliação de Títulos, que possuía caráter classificatório, na qual só participaram os candidatos que obtiveram a aprovação na prova discursiva.

Como funciona a Arce?

Aqueles que desejam trabalhar na Arce devem ter conhecimento sobre o órgão.

Nesse sentido, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) é um órgão que possui autonomia orçamentária, funcional, administrativo e financeira.

Sua criação, então, foi em 30 de dezembro de 1997, por meio da Lei de número 12.786.

O poder regulatório da agência ocorre com o objetivo de atender o interesse público, por meio de normatização, planejamento, acompanhamento, controle e acompanhamento das concessões e permissões submetidas à sua competência.

Dessa maneira, o objetivo é de promover uma maior eficiência econômica e técnica dos serviços públicos, ofertando aos seus usuários melhores condições de regularidade, continuidade, segurança, atualidade, modicidade tarifária e universalidade.

Assim, a Arce atua na regulação dos serviços públicos prestados pela Enel Distribuição Ceará, Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará), Cegás (Companhia de Gás do Ceará) e pelo Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros.

Veja também: TSE publicará concurso unificado em breve

Além disso, a agência também presta serviços relacionados à mediação dos possíveis conflitos entre as prestadoras dos serviços e os usuários. Logo, com a finalidade de proporcionar um maior equilíbrio entre as partes.

Prefeitura de Granja (CE) divulga edital de seu concurso

Também no estado de Ceará, o município de Granja conta com novo concurso. Assim, a prefeitura lançou um total de dois editais.

O processo seletivo se destina ao preenchimento de cargos existentes e também aqueles que ficarem vagos durante o prazo de validade do certame. No total, serão 228 vagas disponibilizadas para compor cargos das Secretarias de Trabalho e Assistência Social, Educação, Saúde e do Fundo Geral.

Para participar do processo seletivo será necessário que os candidatos estejam de acordo com os níveis de escolaridade exigidos (nível fundamental, médio e superior).

Todos os candidatos que obtiverem a aprovação serão efetivados por meio de uma remuneração que pode variar entre R$ 1.000 e R$ 12.000 de acordo com o cargo selecionado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.