Arcaísmo linguístico e literário: Definição e exemplos

O arcaísmo consiste no emprego de palavras ou expressões em desuso na linguagem oral e escrita. Nesse sentido, quando há o uso de uma palavra que já deixou de ser comum entre os falantes de determinada língua, ou seja, uma expressão conservadora e antiga, estamos diante de um arcaísmo. Portanto, o arcaísmo pode ser visto em oposição ao neologismo, que diz respeito ao uso de novos vocábulos.

Arcaísmo linguístico e arcaísmo literário

Os arcaísmos pode ser linguísticos ou literários. Os linguísticos são aquelas palavras que estão em desuso entre a maioria dos falantes de uma língua, mas que ainda se encontram dicionarizados. Nesse sentido, pode estar presente no uso da língua em determinado local, onde há traços fonéticos, morfológicos, sintáticos e léxicos que são conservadores. Esse tipo de uso é considerado como um vício de linguagem. O uso das palavras ceroula (cueca), vosmecê (você) e outrossim (também), por exemplo, é considerado como arcaísmo.

Já o arcaísmo literário consiste no uso proposital de palavras antigas ou em desuso com o objetivo de imprimir um determinado efeito no texto. Essas palavras podem aparecer como um recurso estilístico para imprimir ironia, humor, ou ainda para tornar o texto mais solene, culto, decadente ou imponente. Veja um exemplo disso na tirinha abaixo:

exemplo de arcaísmo linguístico

É preciso ter cuidado ao se deparar com tais palavras em textos antigos, pois elas provavelmente estão de acordo com os usos da época, ou seja, são expressões próprias da época em que o mesmo foi escrito e não podem ser consideradas arcaísmos. Além disso, é preciso ressaltar que mesmo que gere um bom resultados em textos literários, o emprego de palavras em desuso, ainda que dicionarizadas, deve ser evitado no dia a dia. Muitas vezes, a presença de arcaísmos pode afetar a compreensão, já que nem sempre os interlocutores terão conhecimento do seu significado.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Raquel de Queiroz: vida e principais obras.

Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.