Aprenda e Empreenda – Como empreender na crise?
Tempos difíceis passam, mas para que as crises não levem seus sonhos e seu dinheiro, é preciso planejar e rever os pontos principais. Com foco e perseverança, a crise vira uma grande lição para a vida, assim como para o empreendedorismo também.
Empreender na crise, como fazer?
Nos últimos o Brasil tem passado por algumas crises econômicas, e todas elas foram agravadas por desempregos em massa.
Sendo assim, a pandemia acabou se tornando mais uma crise para a economia nacional. Embora não se trate de um motivo conhecido, a crise pandêmica trouxe consequências que não gostaríamos de lembrar.
Muitas empresas foram obrigadas a interromper suas atividades, já que nem todos os nichos comportam atividades exclusivamente virtuais.
Oportunidades onde todos enxergam ameaças
Entretanto, na contramão desse fluxo, muitos empreendedores surgiram de oportunidades que viram na crise.
Empreender requer planejamentos e força de vontade, assim como tudo o que faz sucesso, é preciso que seja verdadeiro esse querer.
Empreendedorismo por necessidade, não faça parte!
Isso porque empreender apenas por conta do desemprego é um motivo sem base, e geralmente esse empreendedorismo por necessidade não dura mais que a empolgação inicial.
Para empreender na crise é preciso ter em mente que vai precisar trabalhar mais do que já teria que trabalhar para empreender num cenário econômico favorável.
Plano de negócio
É obrigatório realizar um plano de negócio para empreender, mas num momento de crise é válido não somente fazer o seu plano, como rever o que já existe.
É um momento estratégico para analisar a possibilidade de negociação com fornecedores, rever o relacionamento que a sua empresa tem feito com os clientes, e principalmente, verificar se o propósito da empresa está sendo atendido.
Avalie suas finanças
Analisar as finanças da empresa também pode ser válido. Reveja seu capital de giro, será que não é um bom momento para correr atrás de créditos para colocar a empresa em pé novamente?
Tudo isso é válido para a empresa que ainda não existe, uma vez que ela já precisa nascer planejada.
Inovação contra a obsolência
Assim como também não podemos deixar de enfatizar a importância de analisar o mercado e o seu produto.
Precisa atuar num mercado que tende a crescer, e seu produto precisa inovar para não ficar obsoleto.
De forma planejada e com muita dedicação, é possível empreender e superar as crises!