Aprenda como ESTUDAR um NOVO IDIOMA em passos simples

Descobri os principais macetes para começar a aprender uma língua estrangeira, e como acelerar seu progresso.

Aprender como estudar um novo idioma é um processo que exige muita dedicação e disciplina. Porém, existem algumas ações básicas que podem tornar o aprendizado muito mais rápido e simples, quando incorporadas ao dia a dia.

Por isso, se você quer aprender uma língua estrangeira, separamos algumas dicas importantes para te ajudar. Então, aproveite para descobrir como acelerar seu aprendizado e tornar muito mais simples o contato com outros idiomas.

Quais as principais dificuldades em estudar um novo idioma?

Antes de aprender como estudar um novo idioma, é importante saber quais os principais desafios que uma nova língua oferece. Muitos estudantes acabam esbarrando em situações simples, como por exemplo:

  • Falta de companhia para praticar;
  • Vergonha ou problemas com o sotaque;
  • Falta de conhecimento da cultura desse idioma;
  • Não consumir conteúdos em língua estrangeira.

Além disso, outro problema bem recorrente é a falta de material adequado ou ferramentas realmente eficazes. Dessa maneira, o aprendizado de uma nova língua pode se tornar cada vez mais complicado, e o estudante acaba desistindo por não progredir.

Leia mais: Vantagens e desafios do uso de Aplicativos para Aprender Idiomas

Dicas para aprender como estudar um novo idioma

Portanto, agora que você já sabe quais são as principais dificuldades de estudar um novo idioma, é hora de começar a praticar. Para te ajudar nesse momento, separamos algumas dicas incríveis, aproveite para começar a praticar agora mesmo.

1.Veja seu cotidiano em outro idioma

Para aprender como estudar um novo idioma, é importante ver o seu mundo de forma diferente, nessa nova língua. Afinal, aprendemos quando encontramos desafios no dia a dia, quando não sabemos o que significa uma palavra, ou repetimos de forma constante.

Por exemplo, pense em uma criança que está aprendendo a falar. Ela aponta para coisas que não conhece e começa a repetir até acertar os nomes. Com um novo idioma também é assim: você olha para um objeto, item ou pessoa e amplia seu vocabulário aprendendo.

2.Pratique muito – como estudar um novo idioma

Nenhuma nova habilidade vem sem a prática, que é um dos pilares fundamentais para adquirir conhecimentos. Portanto, é importante incluir um momento do seu dia para praticar a língua estrangeira, e tornar isso uma parte de sua rotina.

Portanto, não deixe de sempre manter um horário reservado, livre de interrupções. Pode ser em um curso, videoaulas, uma conversação. O importante é começar a praticar e tornar esse hábito uma constante.

3.Utilize aplicativos para ajudar

Alguns aplicativos disponíveis na Play Store e App Store podem tornar o aprendizado de uma nova língua muito mais simples. Separamos alguns dos principais, para você conhecer e testar na hora de começar a aprimorar sua conversação estudar um novo idioma:

  • Duolingo
  • Busuu
  • Babel
  • Cambly
  • HelloTalk

Ainda, existem vários outros tipos de aplicativos que podem te ajudar a ter como estudar um novo idioma. Porém, como cada um deles possui foco e mecânicas diferentes, é importante descobrir com qual didática você se identifica melhor.

4.Escute músicas e assista filmes – como estudar um novo idioma

Consumir cultura de outros lugares pode ajudar muito a aprender um novo idioma, já que você tem um contato mais estrito com a língua. Assim, músicas, filmes e literatura de outros países facilitam (e como) o momento de praticar uma nova língua.

Uma dica importante, para quem tem um filme favorito que não cansa de assistir, é aproveitar o título na primeira vez, com a legenda. Em seguida, assistir novamente, sem a legenda e ver quanto do conteúdo você consegue entender e assimilar.

5.Converse com outras pessoas

Praticar sozinho pode ser uma grande possibilidade de aprendizado, mas não complementa totalmente o ensino. Afinal, você pode descobrir novas maneiras de se comunicar, conversando com nativos ou pessoas que já são fluentes.

Então, não deixe de praticar com os amigos ou encontrar pessoas nativas sempre que puder. Dessa maneira, você conseguirá aprender muito mais rápido, e ainda adaptar sua pronúncia e quantidade de conteúdo de forma mais eficaz.

Leia também: Conheça os 10 Idiomas Mais Falados no Mundo

6.Cuidado com os tradutores

Ainda, cuidado com os tradutores automáticos, como o do Google. Ele é muito funcional, para traduções literais, mas pode conter alguns erros de concordância e gramática. Porém, em casos de conversação e linguagens comuns, pode apresentar falhas.

Assim, use os tradutores com moderação e aproveite mais a comunicação prática para ampliar seu conhecimento. Contudo, utilize os apps e sites de tradução para aumentar o vocabulário e conhecer novas palavras.

7.Não tenha medo dos erros – como estudar um novo idioma

Para qualquer nova habilidade que você for adquirir, é preciso encarar os erros de frente. Afinal, eles são uma parte importante de todo o aprendizado, e te ajudam a melhorar cada vez mais a sua maneira de conhecer novas culturas, idiomas e linguagens.

Então, aprenda com o que estiver errado e sempre faça análises periódicas do quanto você já aprendeu e o que ainda pode melhorar. Uma forma simples de realizar isso são os testes online e provas de idiomas. Use as notas e resultados como parâmetro para isso.

8.Pratique em voz alta

Outra dica importante para aprender uma nova língua é sempre repetir o conteúdo em voz alta. Quando você fala, tira os conhecimentos do imaginário e traz para a parte consciente do cérebro, que de fato torna o aprendizado mais concreto.

Além disso, você só consegue praticar o sotaque e a pronúncia quando fala e entende os pontos onde está errando. Uma outra dica interessante é colocar áudios com textos no idioma e tentar repetir o mais parecido possível os conteúdos que estiver ouvindo.

9.A prática leva à perfeição – como estudar um novo idioma

Ainda, não existe uma forma de aprender uma nova língua sem treinar e corrigir os erros. Portanto, você precisa colocar a prática em dia e sempre fazer análises periódicas para entender como anda seu desenvolvimento.

Nessa hora, a pressa pode ser sua maior inimiga: tire sempre um tempo e paciência para conseguir aprimorar seus conhecimentos. Vale muito mais a pena tomar um bom período para aprender da forma certa, do que criar vícios e hábitos de linguagem incorretos.

Por fim, se você quiser descobrir outras dicas para aprimorar suas habilidades, estudos ou até mesmo criar novos aprimoramentos para o trabalho, aqui é o melhor lugar. Afinal, separamos diferentes conteúdos úteis aqui no blog para essa finalidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.