O que fazer quando se chega na terceira idade? Aposentar e sair viajando ou continuar trabalhando, fazendo um hobbie? Seja como for, se sua aposentadoria acontecerá em 2023, é preciso saber quais são os documentos solicitados e as exigências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Aposentar tem que ser algo com um planejamento mais sério. Isso porque quem quer ter um valor maior e mais vantajoso terá que realizar uma série de processos. Na matéria do Notícias Concursos você verá um pouco das regras impostas pelo INSS para conseguir fazer a solicitação.
O que fazer para se aposentar em 2023
Além de não deixar para trás todas as devidas contribuições necessárias, cidadãos trabalhadores precisam atender alguns requisitos, tal como é a idade mínima. Haja vista que esse é um dos pontos essenciais ao se requerer aposentadoria em qualquer modalidade.
Desde que a reforma da Previdência foi implantada, no ano de 2019, algumas regras se alteraram. Dessa forma, veja o que está valendo para quem presente solicitar sua aposentadoria ano que vem.
Por exemplo, para mulheres, se aposentar pela idade não será algo fácil, pois o número aumentou. Agora elas só poderão garantir a aposentadoria após completarem 62 anos. Além disso, obviamente, devem cumprir com a exigência principal do instituto: a contribuição de 15 anos para a Previdência Social, no mínimo.
Para os homens, as regras permanecem as mesmas. Eles continuam se aposentando com a idade mínima de 65 anos, além dos mínimos 15 anos da contribuição para a Previdência.
Atualmente, o público feminino precisa ter a idade de 61 anos e 6 meses caso queira dar entrada na papelada da aposentadoria. Essa reforma da Previdência é que definiu regras para a transição. Assim, ano após ano, aumentam-se seis meses a mais na idade das senhoras. Isso significa que no ano de 2022, elas precisam ter 61 anos e 6 meses de idade. Então, em 2023, precisarão ter completado os 62 anos.
Outra forma de aposentadoria
Outra maneira para ter a tão sonhada aposentadoria será através de pontos. Esses pontos são uma pontuação mínima exigida para mulheres e homens que anseiam deixar a dura vida para trás. O molde ocorre pela soma de tempo da contribuição com a idade.
Em 2023, os homens precisarão chegar aos 100 pontos, uma vez que 35 serão somente de repasse. Já para as mulheres, o mínimo de pontuação será 90 pontos, com ao menos 30 de repasse ao INSS.
Para deixar tudo mais fácil e para que aposentar não seja um bicho de sete cabeças no momento da aprovação em 2023, aqui vai uma sugestão: reúna todos os devidos documentos:
- Recibos;
- Holerites;
- Livro de registros de empregados (caso tenha);
- Contratos;
- Comprovante de férias;
- Qualquer dado que for solicitado ao longo do processo.
A lista completa dos documentos para se aposentar pode (e deve) ser acessada através do app Meu INSS.