5 aplicativos para estudar e trabalhar home office

O que não falta na internet são apps para ajudar na organização, comunicação, otimização de tempo, entre outras atividades

O home office tem se tornado uma realidade para muita gente, principalmente diante da pandemia do novo coronavírus.

Muitas empresas têm escolhido a rotatividade de funcionários após a retomada da economia ou então mudado seu esquema de trabalho, mantendo os colaboradores atuando a distância.

Além disso, o EAD cresceu de forma exponencial com a necessidade de distanciamento social. Segundo especialistas, a tendência é perdurar essa modalidade de ensino para além do momento caótico em que vivemos.

Dessa forma, é preciso encontrar maneiras de facilitar a vida no trabalho e estudo. Não só investir em uma boa internet, equipamentos que supram as necessidades, é bom apostar em ferramentas que auxiliem nos diversos processos.

E o que não falta na internet são aplicativos para ajudar na organização, comunicação, otimização de tempo, compartilhamento de arquivos e mensagens, reuniões, criação de materiais, etc.

Selecionamos alguns apps mais interessantes para quem pretende estudar e trabalhar home office.

Trello

É um dos organizadores de tarefas mais úteis para quem trabalha no estilo home office. É uma plataforma totalmente online, podendo ser usado no navegador no computador ou então por aplicativo no smartphone ou tablet.

Lá no Trello você expõe cada demanda, faz a separação por categorias e compartilha com quem for preciso. É um bom local para gerenciar equipes, destinando trabalhos para cada responsável e ainda delimitando prazos para entrega.

Também é válido para estudantes que queiram fazer um controle de matérias, trabalhos feitos, etc.

Google Meet

Trabalhar home office não significa que as reuniões devam acabar. Elas podem ser adaptadas com aplicativos como o Google Meet. Ele tem sido muito requisitado durante as aulas a distancia e pelas famílias em tempos de pandemia. Mas também serve para encontros profissionais.

É uma versão mais otimizada do Skype, com um chat dinâmico concomitante com a câmera e possibilidade de incluir um grande número de pessoas na vídeo chamada.

Google Drive

É um excelente app da Google para armazenar documentos e mídias, como vídeos e imagens. Ele guarda tudo que você desejar, oferecendo 15 gb gratuitamente e a chance de comprar mais espaço se precisar.

Além disso, no Google Drive é possível criar documentos do chamado Google Docs, que consistem em versões online de processadores de texto, editores de planilhas e criação de apresentações. Tudo o que for ‘upado’ lá, vale dizer, pode ser compartilhado com outras pessoas e editado em tempo real.

Zoom Meetings

Outra possibilidade para videoconferência, perfeito para reuniões acadêmicas de escolas, faculdades e corporativas. Pode até ser utilizado para grandes eventos, pois tem capacidade para 500 participantes em uma chamada, podendo ser assistida por até 10 mil pessoas. Ou seja, possui uma abrangência impressionante.

Use o Zoom no navegador de preferência de seu computador, em smartphones ou tablets.

Pomodoro

Quando se fala em trabalhar ou estudar home office, logo se pensa na organização máxima que deve-se ter para ser produtivo e conseguir dar conta de todas as tarefas.

Estudar para concursos em casa, por exemplo, significa ter muitas matérias em um só dia para ver e rever. Se houver procrastinação, isso não será possível. A mesma coisa com o dia a dia de trabalho. Há demandas a cumprir e que não podem ficar para depois. O jeito é focar e fazê-las.

O Pomodoro é algo que ajuda a chegar nesse nível de produtividade, podendo ser acessado em qualquer dispositivo. Ele consiste em um relógio que conta 25 minutos de pura atenção na tarefa e cinco minutos de descanso.

Temos um post que explica mais sobre essa técnica: Estudo com pausas: Conheça o método pomodoro e suas vantagens


E então, pronto (a) para utilizar esses aplicativos para se dar bem no home office? Será que esquecemos alguma ferramenta? Conte para a gente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.