Aplicativo para ensinar matemática em Libras é finalista de maratona da UNICEF

O app foi criado por três estudantes do Instituto Federal do Paraná, no campus Paranavaí

Um aplicativo que ensina matemática em Libras (Língua Brasileira de Sinais) é um dos 19 finalistas da Maratona UNICEF Samsung, criada para desenvolver novas tecnologias para agregar ao ensino em escolas públicas do Brasil.

O MatemáTIC Libras foi elaborado por três estudantes do Instituto Federal do Paraná – IFPR, Cecília Furtado, Willian Cligor e Carlos Eduardo de Carvalho, que é surdo, apresenta os sinais matemáticos utilizados em cada conteúdo presente no app.

Cecília e Carlos, têm 17 anos, e são estudantes do curso de ensino médio técnico de mecatrônica, já Willian possui 21 anos e cursa graduação de Análise de Sistemas.

Libras para mostrar sinais de matemática e mais

No aplicativo MatemáTIC Libras, há um mascote chamado Thales. Ele perpassa por todo o mapa do Brasil mostrando personalidades influentes do país que são surdas e merecem reconhecimento por seus feitos. A comunicação também é feita em Libras para facilitar o entendimento da comunidade surda alfabetizada na língua.

O programa está disponibilizado para baixar em celulares e smartphones Android. Segundo os estudantes ainda está sendo criada uma versão também para iOS para compatibilizar com aparelhos da Apple.

Tal app pode ser benéfico para estudantes surdos de todo o país, que enfrentam dubiedade em seu aprendizado nas escolas regulares.

Mais sobre a maratona

De acordo com o site da Maratona UNICEF Samsung, a iniciativa tem como intuito reunir estudantes, professores, programadores e designers para criar apps como o MatemáTIC Libras. Esses aplicativos devem ser pensados para o uso em instituições públicas, tanto por educadores quanto por alunos.

Os programas devem ser voltados às mais diversas disciplinas componentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. Dividem-se entre Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais.

A maratona está em sua terceira fase, quando foram escolhidos os finalistas. A final será realizada no mês de agosto, ainda com as datas incertas devido à pandemia.

Os vencedores ganharão uma bolsa-auxílio paga em cartão pré-pago no valor de R$ 1.000,00 para cada participante do projeto. Também receberão certificado de participação.

Não deixe de ler também um artigo especial sobre os desafios para a educação dos surdos no Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.