O Caixa Tem é um aplicativo da Caixa Econômica Federal, criado em 2020. Inicialmente, a plataforma seria somente destinada aos repasses do auxílio emergencial, porém, devido as possibilidades tecnológicos, mais serviços foram implementados.
No entanto, o cidadão que tem acesso ao aplicativo pode ter os seus serviços e funcionalidades bloqueadas. Diversos fatores podem gerar essa ação, a troca do número do celular é um deles.
A Conta Poupança Social Digital só é compatível a um número de telefone, o que foi informado no ato do cadastramento no aplicativo. Além disso, apenas duas contas podem ser registradas por dispositivo.
Diante disso, o não cumprimento de algumas condições podem gerar o bloqueio do Caixa Tem. De acordo com a instituição financeira, isso ocorre para garantir a segurança do usuário e eliminar qualquer suspeita de fraude.
“Talvez esse seja o maior ponto em relação aos bloqueios: nós não permitimos um número grande de números de celular por CPF porque, no ano passado, identificamos isso como a principal fragilidade quanto a potenciais fraudes”, explica Pedro Guimarães, presidente do banco.
Desbloqueio do Caixa TEM
O procedimento de maneira remota deve ser priorizado, sendo realizado através da Central de Atendimento da Caixa no número 111. Caso necessário, a pessoa deve comparecer à uma unidade das casas lotéricas, ou agência da Caixa, com um documento de identificação em mãos.
Desta forma, assim que a conta for desbloqueada você terá acesso a todos os serviços novamente. Confira a seguir alguns serviços disponibilizados no Caixa Tem:
- Emissão do cartão de débito virtual para compras ‘online’;
- Pagamentos de boleto no aplicativo e nas casas lotéricas;
- Pagamentos de compras presenciais em maquininhas através do Qr Code;
- Consulta do saldo e extrato bancário;
- Realização de Transferências;
- Funcionalidades PIX;
- Solicitação e contratação de seguros;
- Recarga de celular.