Antigo Regime: descubra como o assunto foi cobrado na prova da Unicamp - Notícias Concursos

Antigo Regime: descubra como o assunto foi cobrado na prova da Unicamp

Confira!

Antigo Regime: entenda como o tema foi cobrado na prova da Unicamp

O termo “Antigo Regime” é usado para denominar o modo de governo que vigorava na França desde o século XVI. Esse sistema político e social seria derrubado pela Revolução Francesa, que ocorreu em 1789.

O assunto é muito cobrado em questões de história geral de vestibulares brasileiros: e não é por acaso que ele apareceu na segunda fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Dessa maneira, para que você consiga entender como o assunto foi cobrado, o artigo de hoje separou a resolução comentada da questão sobre o tema. Confira!

Antigo Regime: análise de questão da Unicamp

(Unicamp) O compositor de música clássica Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburg, na Áustria, em 1756. Era de origem burguesa modesta. Com três anos, começou a aprender tocar piano e, aos cinco, já havia escrito um concerto para cravo. Mozart faleceu em 1791, aos 35 anos, e foi enterrado numa vala comum. O compositor tinha consciência de seu raro dom e deixou em torno de 600 obras. Durante boa parte de sua vida, trabalhou incansavelmente, mas não encontrou o reconhecimento que desejava, especialmente na corte de Viena. O destino de Mozart foi muito marcado por sua situação social, pois havia uma dependência do músico com relação à aristocracia da corte. Nela, a nobreza estabelecia o padrão para os artistas de todas as origens sociais. Ao analisar sua vida, é preciso ser capaz de traçar um quadro claro das pressões sociais que agem sobre o indivíduo.

(Adaptado de: ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.)

A partir do excerto e de seus conhecimentos, responda:

a) Considerando o valor social do artista e as pressões sociais da época, explique por que seria anacrônico afirmar que Mozart era percebido como gênio naquele contexto histórico (1756-1791).

b) Explique o ideário de meritocracia na ordem social burguesa do século XIX e o diferencie dos princípios de estratificação social do Antigo Regime.

Resolução:

Confira uma possível resposta para os itens A e B da questão:

A) Mozart não era de origem nobre e fazia parte do Terceiro Estado, um dos três estados da sociedade francesa. Basicamente, o terceiro estado, composto pela burguesia, pelos comerciantes e pelos camponeses, sustentava os dois primeiros, uma vez que era o único que pagava os impostos cobrados pelo governo. 

Dessa forma, mesmo possuindo habilidades geniais na música, ainda assim era visto como inferior na escala social. Seria anacrônico considerá-lo gênio uma vez que, em sua época, o trabalho era desprezado pelo primeiro e segundo estado. Mesmo figuras talentosas não passavam de empregados subordinados à vontade de seus patrões, financiadores das artes nas cortes.

B) Parte das estruturas sociais do Antigo Regime estava, no século XIX, sendo contestada. Em seu lugar, os burgueses buscavam construir uma nova organização social que valorizaria o individualismo. Além disso, os antigos privilégios relacionados ao nascimento estavam sendo contestados por indivíduos que alcançavam sucesso em variadas atividades.

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