Antecedentes da Segunda Guerra Mundial: um resumo
Confira todos os eventos que provocaram a eclosão do conflito
Antecedentes da Segunda Guerra Mundial: confira!
Todos nós sabemos que a Segunda Guerra Mundial foi um dos maiores e mais importantes conflitos da história da humanidade.
Dessa forma, não é de se surpreender que o assunto seja tão abordado por questões de história geral das principais provas do país, com um destaque para o ENEM e os vestibulares.
Antecedentes da Segunda Guerra Mundial: Tratado de Versalhes
O termo “Tratado de Versalhes” se refere a um acordo que foi assinado no ano de 1919, depois do fim da Primeira Guerra Mundial.
As diretrizes do acordo foram decididas pelos países vencedores e impostas aos países derrotados. Porém, entre os derrotados, uma nação se destaca: a Alemanha. Isso porque, a nação alemã foi considerada a principal culpada pela guerra.
Ficou acordado que a Alemanha deveria pagar uma imensa indenização aos vencedores. Ainda, o país foi desmilitarizado, o que significa que os alemães não poderiam possuir um exército de grandes proporções em seu território.
O Tratado foi diretamente responsável por gerar uma espécie de “desejo de vingança” nos alemães. Isso porque, a população foi profundamente afetada pela crise econômica que se instalou no país nesse momento, como uma consequência das diretrizes do Tratado de Versalhes.
Assim, o Tratado de Versalhes foi um dos principais responsáveis pela ascensão de Adolf Hitler ao poder e pelo início da Segunda Guerra Mundial.
Antecedentes da Segunda Guerra Mundial: nacionalismo
Com o fim da Primeira Guerra Mundial, um forte sentimento nacionalista se instalou em diversos países da Europa. Isso porque, diversas nações, com um destaque para Alemanha e Itália, perderam muitos de seus territórios para outros países.
Assim, as nações passaram a desenvolver um forte sentimento nacionalista, que seria alimentado pelos líderes populistas que chegariam ao poder na década de 20, como Adolf Hitler e Benito Mussolini.
O discurso nacionalista, com um viés de recuperação de territórios e de expansão, seria utilizado pelos líderes para entrar na Segunda Guerra Mundial.
Antecedentes da Segunda Guerra Mundial: a situação alemã
Como mencionado, o Tratado de Versalhes afetou diretamente a Alemanha. Uma das consequências do acordo foi a criação da República de Weimar, no ano de 1918.
Esse governo deveria governar a Alemanha de forma liberal. Porém, os líderes não recebiam apoio de nenhum dos lados da política, uma vez que governavam segundo as imposições do Tratado de Versalhes.
Com isso, a Alemanha passou a viver, a partir da década de 20, uma imensa crise política e social, que se aliaria àquela econômica e proporcionaria o cenário perfeito para que um líder populista assumisse o poder (Hitler).