Anos de chumbo: Entenda esse período da história

Um termo muito popular na década de 70 em vários países era o anos de chumbo. O período ficou marcado por ataques violentos realizados pela extrema-esquerda, extrema direita e pela repressão policial. 

O termo ganhou ainda mais popularidade no filme “Die Bleierne Zeit” da diretora alemã Margarethe von Trotta no ano de 1981. 

Mesmo quando traduzido de forma literal para a língua portuguesa “Os tempos de chumbo” o longa ficou conhecido na Itália como “Anni di piombo” em tradução livre “Anos de chumbo”. 

Por isso, quando o filme acabou lançado no Brasil, buscou-se uma adaptação mais adequada e por isso denominou-se “Os anos de chumbo”.

O longa conta a história de duas irmãs alemãs criadas na Alemanha Ocidental que fogem da educação rígida da família e descobrem a liberdade por meio do engajamento político. 

Uma das irmãs torna-se militante armada de esquerda do grupo Baader-Meinhof.  A outra irmã resolve lutar através do jornalismo buscando um mundo melhor. 

Na história brasileira o termo “Anos de chumbo” foi utilizado para referenciar um período do regime militar. Do mesmo modo, argentinos, alemães e italianos utilizam-se do tema para referir-se aos anos 70. 

O tema “anos de chumbo” no Brasil poderá aparecer em questões de vestibulares e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre! 

Anos de chumbo no Brasil

No Brasil, vários historiadores e pesquisadores utilizam-se do termo para fazer referência a um dos períodos mais duros da ditadura militar brasileira. 

Todavia, para alguns pesquisadores a expressão deve ser utilizada somente para referir-se aos anos da promulgação do AI-5 até o fim do governo Médici no ano de 1974. 

Nesse momento, as ações da militância de esquerda no país se tornaram mais incisivas como resposta ao governo autoritário e violentamente repressor. 

Alguns episódios ficaram marcados na história do país como a Guerrilha do Araguaia, Sequestros de diplomatas, assaltos a bancos e a presente repressão cada vez mais violenta por parte da polícia brasileira.

Desse modo, os “Anos de chumbo” no Brasil ficou popularmente conhecido como os anos mais duros, violentos e repressivos da história do regime militar. 

E então gostou de entender um pouco mais sobre os anos de chumbo?

Não deixe de ler também – Chico Mendes: Biografia e atuações do ativista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.