Anísio Teixeira: o pai da escola pública no Brasil - Notícias Concursos

Anísio Teixeira: o pai da escola pública no Brasil

A universalização do ensino e a implementação de uma escola pública e laica no Brasil são um debate antigo e de raízes profundas. Desde a década de 1930, pessoas como o educador, escritor e jurista Anísio Teixeira, por exemplo, dedicavam sua vida à luta por um sistema educacional gratuito e de qualidade.

Desse modo, Anísio Teixeira construiu a sua carreira e se tornou o “pai” da escola pública no Brasil. Confira abaixo um pouco da sua trajetória!

Vida e obra de Anísio Teixeira

Nascido em Caetité, Anísio Spínola Teixeira era baiano. Quando criança, ele estudou em colégios jesuítas e mais velho cursou Direito no Rio de Janeiro. Em 1924, conquistou seu diploma de inspetor geral do Ensino na Bahia. Apenas 5 anos mais tarde, nomeado diretor de Instrução Pública do Rio de Janeiro, Anísio fundou no Rio uma rede municipal de ensino que abarcava desde a escola primária até o ensino superior.

Quando a ditadura começou, foi perseguido pelo governo de Getúlio Vargas e decidiu, em 1947, pedir permissão e regressar à Bahia, onde rapidamente assumiu a pasta de da Educação. Nos anos seguintes, atuou de modo marcante no Instituto Nacional de Estudos Psicológicos.

Posteriormente, em 1964, com a instauração do governo militar, ele deixou o instituto. Assim, Anísio passou a dar aulas em universidades americanas. A sua volta para o Brasil se deu apenas em 1965.  No entanto, ao voltar, Anísio deu continuidade a seu papel como membro do Conselho Federal de Educação.

Durante sua trajetória ainda criou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, a Universidade de Brasília (UnB) e fundou a Escola Parque (Centro Educacional Carneiro Ribeiro), em Salvador. Esta última tinha um modelo de educação profissionalizante e em período integral, destinada à capacitação e formação da população mais pobre da capital.

Falecimento

Anísio faleceu no dia 11 de Março de 1971, no Rio de Janeiro. A versão que se conta é de que ele caiu no poço do elevador do prédio onde visitava seu amigo, Aurélio Buarque de Holanda. No entanto, a família questiona a causa da morte. Os familiares de Anísio suspeitam que ele tenha sido vítima da ditadura militar.

Em 2021, muitos desafios na área da Educação ainda não foram superados e grande parte das pautas defendidas por Anísio continuam atuais. Desse modo, é de suma importância conhecê-lo e estudar os seus ideais sobre a Educação no Brasil.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?