O Google anunciou nesta segunda-feira (15/8) o lançamento mundial do Android 13. Disponível inicialmente para dispositivos das linhas Pixel, do Google – que já estão começando a receber a atualização – a nova versão do sistema operacional móvel agrega mais recursos de personalização e privacidade.
Outra novidade é permitir maior integração entre smartphones, tablets e Chromebooks. Ainda neste ano, o Android 13 chegará a mais dispositivos, como Samsung Galaxy, Asus, HMD (Nokia), iQOO, Motorola, OnePlus, Oppo, realme, Sharp, Sony, Tecno, Vivo, Xiaomi e outros.
LEIA MAIS: WhatsApp: Atualização muito solicitada por usuários já pode ser acessada
O Android 13 traz diversas novas funções, como a possibilidade de transferir a cor dos aplicativos para mais apps, configurações de idioma ao nível do aplicativo, controles aprimorados de privacidade e até a possibilidade de copiar texto e imagens de um aparelho Android e colar em outro, com um único clique.
O Google também destacou as novidades na aparência e estilo. Dando continuidade à identidade visual da empresa, a Material You, agora é possível personalizar aplicativos que não sejam do Google para combiná-los com o tema e as cores do papel de parede utilizado. Com isso, a tela principal do aparelho fica mais coerente com o estilo pessoal do usuário.
Outro ponto positivo é a possibilidade de determinar idiomas para cada aplicativo em específico, não sendo necessário que todos sigam a mesma língua escolhida para o sistema operacional. Isso pode ser interessante para quem quer se familiarizar com outras línguas.
Também há inovação nos sistemas de mídia. O Android 13 apresenta suporte para vídeos HDR em aplicativos de câmeras de terceiros e switcher atualizado para saída de vídeos e fotos. Também há telas em braille para o recurso Talkback.
Ainda há o Spatial Audio que, em headphones compatíveis que permitem rastreamento de cabeça, altera a fonte do som para se ajustar aos movimentos da cabeça. Isso cria uma experiência imersiva em celulares e tablets Android.
Além disso, o reprodutor de mídia foi atualizado para aprimorar a aparência ao tocar músicas, podcasts e outras mídias por meio do Chrome. Por exemplo, ao ouvir uma música, ele destaca a capa do álbum e sua barra de avanço “dança” à medida que a canção progride.
A nova versão do Android também é possível personalizar o modo Hora de Dormir, com uma redução na luminosidade do papel de parede e um tema escuro. São opções de tela que ajudam os olhos a se ajustar à escuridão na hora de deitar – ou voltar ao sono quando a gente acorda no meio da noite e dá uma olhada no celular.
Para ajudar ainda mais o usuário a controlar os alertar, o Android 13 não permite mais que apps recém-baixados possam enviar notificações. Agora, cada aplicativo vai precisar pedir permissão para enviar notificações. Além disso, acabou aquele tempo em que era preciso compartilhar toda a biblioteca de fotos e vídeos com os aplicativos. No Android 13, dá para escolher apenas fotos e vídeos específicos.
Por fim, o Google ainda apresentou mais novidades: