O mercado de investimentos é amplo e oferece muitas possibilidades para quem deseja diversificar suas opções, entretanto, é necessário ter cuidado com golpes e fraudes que ocorrem na internet.
Analise o mercado e direcione seus investimentos de forma planejada
O entrante no mercado de investimentos precisa ter atenção a diversos aspectos para minimizar sua chance de ser vítima de golpes ou fraudes dentro do mercado financeiro.
Isso porque, com a popularização dos investimentos, também surgem novas modalidades de golpes. Assim sendo, é importante ter cuidado com possíveis abordagens na internet que trazem promessas de elevado e rápido retorno financeiro.
A economia e sua volatilidade
Quando o investidor estuda o mercado e entende como a economia impacta os investimentos, essa análise se torna mais natural. Entretanto, no início do seu processo, tenha muito cuidado com promessas de riqueza rápida, pois muitos “esquemas de pirâmides financeiras” se baseiam nessa ideia.
Fontes confiáveis
É importante que o investidor se mantenha informado através de plataformas oficiais. Sendo assim, sites como o Banco Central do Brasil (BCB) e a Bolsa de Valores (B3) são plataformas importantes para obter informações confiáveis.
Além disso, consulte as plataformas de bancos tradicionais e fintechs de sua confiança. Não menos importante, pode ser viável considerar o seu perfil de investidor junto ao gerente do seu banco, ou ainda, buscar o atendimento oficial de um banco digital.
Nubank
O Nubank, por exemplo, é uma opção de banco digital que permite que o cliente invista diretamente pelo app da fintech, sendo uma opção relevante, já que facilita o processo e permite o gerenciamento de forma objetiva. Através do app do Nubank, o cliente pode investir diretamente no tesouro direto, além da opção de CDB, que a fintech já oferecia.
Inter e Neon
O Banco Inter é outra opção de banco digital que facilita o fluxo para o investidor, oferecendo cashback para estimular a sua entrada no mercado de investimentos. Já o Neon é um banco digital que oferece uma possibilidade que pode ser viável dentro de um processo planejado.
Uma vez que através do programa Viracrédito, o cliente pode obter crédito no cartão ao investir diretamente pela fintech, ou seja, o valor investido pelo cliente se transforma em crédito no cartão.
Dessa maneira, é possível entender como as instituições financeiras se adaptaram à nova realidade de popularização dos investimentos, por isso, é importante que o investidor utilize essa facilidade de maneira positiva, planejando o seu processo de forma contínua.