Foco é o primordial para analisar as demandas administrativas
As análises das demandas administrativas precisam de foco e objetividade. Por isso, é importante que uma empresa entenda o fluxo de cada processo interno.
Muitas vezes uma análise detalhada de um relatório traz respostas assertivas, bem como elimina processos que não amparam os objetivos.
Automatizações e métricas facilitam as análises
Por isso, é importante que a empresa tenha ferramentas automatizadas que tragam métricas das ações das áreas.
Porém, muitas vezes pode faltar clareza quanto as interligações das demandas, e isso pode atrapalhar as entregas aos clientes.
Reuniões e acompanhamento de cada tarefa
Sendo assim, é importante que o gestor faça reuniões para que sejam clarificadas as objetividades de cada demanda. Bem como, cada área pode se manifestar quanto aos gargalos de suas demandas. Contudo, é viável que sejam apresentadas soluções.
Certamente quando cada área tem ciência da importância que a sua tarefa tem no resultado final ficam mais comprometidos e motivados.
Dados informais influenciam diretamente nas decisões
Relatórios e indicadores são ótimas maneiras de acompanhar as demandas administrativas. Porém, é importante escutar as pessoas, pois elas podem possuir informações intangíveis que impactam diretamente nos fluxos. Por exemplo, fatores externos ou particularidades dos clientes.
Os prazos precisam ser clarificados, bem como as suas possibilidades de extensão. Importante para uma gestão ser clara com as equipes, informando o deadline real de cada projeto.
Comunicação interna e confiança nas equipes
Por fim, a confiança deve ser mútua, ao passo que o gestor pode analisar a viabilidade de alterar a maneira que se executa uma tarefa, desde que o seu resultado seja eficiente. Assim sendo, essa troca pode até mesmo otimizar formalmente os fluxos e facilitar a comunicação interna.