Americanas inaugura primeira loja sem atendentes nem caixas do Galeão
Com tecnologias de inteligência artificial, câmeras e sensores, loja da marca Ame Go permite jornada de compra em poucos segundos e sem checkout
A Americanas S.A. inaugurou uma nova loja Ame Go no Aeroporto Internacional Tom Jobim – o RIOgaleão, na cidade do Rio de Janeiro, que conta com o conceito “pegou, levou”. Ou seja, a loja não tem atendentes, nem fila e nem caixas de pagamento. A intenção é que a Ame Go facilite o dia a dia das pessoas que transitam pelo aeroporto, proporcionando uma experiência de consumo mais ágil e independente – além de inovadora.
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O novo empreendimento é a primeira loja autônoma da companhia a operar em ambiente de alto fluxo. Com tecnologia desenvolvida pela Ame Digital, fintech da Americanas S.A., a loja utiliza inteligência artificial, computer vision, câmeras e sensores. Segundo a empresa, isso é suficiente para oferecer uma experiência de compra completamente autônoma, rápida e segura.
A Americanas explica que a jornada do cliente começa primeiro pelo super app Ame Digital. É ele que libera o acesso à loja por um QR Code. Depois, as câmeras reconhecem a biometria corporal da pessoa, para saber quem é que está comprando. Então, sensores e balanças identificam quando o consumidor faz a retirada dos produtos da prateleira, por isso a loja não precisa de atendentes nem caixas. O espaço ainda possui Wi-Fi próprio e o valor das compras é debitado no super app, logo após a saída do cliente da loja, sem checkout.
Aeroporto é parte de escolha estratégica
A Ame Go foi posicionada no embarque doméstico do RIOgaleão, espaço estratégico onde é possível atender 100% dos passageiros, visitantes e as quase 8 mil pessoas que trabalham no aeroporto. A loja ainda possui 35 m2 e terá um mix variado e sazonal de produtos de diferentes categorias. Há itens como alimentos, bebidas, doces, vestuário, itens de higiene pessoal e até opções para presentes.
A inauguração é importante até para o próprio aeroporto. Tatiana Pizzolante, gerente de Varejo do RIOgaleão, diz que a Ame Go reforça o posicionamento do RIOgaleão como um aeroporto que vai além de um local para chegadas e partidas. “Temos investido na experiência do passageiro, trazendo operações de renome para fazer com que a jornada dos viajantes seja cada vez mais confortável, por isso estamos muito felizes com a chegada da Ame Go. Com certeza será mais uma parceria de sucesso”, explica.
A escolha do RIOgaleão não é por acaso. Ele é uma das principais entradas para quem vem de fora do Brasil e, em 2019, 13,5 milhões de passageiros – quase metade foram de tripulantes de voos internacionais. A expectativa da administradora do aeroporto é um aumento de 79% na movimentação total de passageiros durante o mês de dezembro.
Tecnologia e os novos hábitos de consumo
A iniciativa da Ame Go não é nova. Há dois anos, a Americanas S.A. vem testando, em ambientes mais controlados, o conceito de “compra independente”. A empresa aposta na tecnologia de pagamento desenvolvida pela Ame em parceria com a startup americana Zippin, especializada em modelos autônomos.
Pensada para oferecer uma experiência multicanal única aos clientes, a Ame Go é resultado de estudos feitos a partir do aprendizado da Americanas S.A. ao longo de seus 90 anos no varejo brasileiro – a companhia reúne mais de 3,5 mil lojas e franquias de diferentes modelos no País (já contando com a parceria com a BR Mania, ainda em aprovação por entes regulatórios).
Com base nos 50 milhões de clientes ativos que a varejista diz ter, ela conseguiu desenvolver um laboratório para testar diferentes tecnologias. As lojas da marca Ame Go é um desses testes. A partir do contato mais próximo com o cliente, em diferentes jornadas, a Americanas pretende entender os novos comportamentos de consumo e oferecer mais conveniência e agilidade na jornada do cliente.
Como explica a empresa, a Ame Go é o resultado da combinação de dois dos ativos da Americanas, que seriam a cultura de inovação constante e a plataforma física desenvolvida com a experiência da empresa no varejo. A intenção dela é proporcionar uma experiência de consumo cada vez mais customizada, fluída e inovadora.