American Way of Life: aquilo que você precisa saber

American Way of Life: um resumo sobre os principais tópicos

O American Way of Life foi uma importante ideologia nacionalista que surgiu nos Estados Unidos depois do fim da Primeira Guerra Mundial. A ideologia tinha como objetivo mostrar como era boa a qualidade do estilo de vida americano.

O padrão de vida se expandiu também para outros países, além de desencadear diversas consequências (como a Crise de 1929). Dessa maneira, diversas provas abordam esse assunto em suas questões de história e de geografia.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o American Way of Life.

American Way of Life: Introdução

Após a Primeira e Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América iniciaram a propagação de um padrão de vida denominado de American Way of Life. Em uma tradução para o português: o estilo de vida americano.

Esse padrão supostamente determinava uma vida feli, completa e com todas as regalias que o dinheiro pode comprar. O American Way é predominantemente marcado pelo consumismo, por um padrão social e pela crença em valores democráticos liberais.

O estilo de vida americano surgiria primeiramente após a Primeira Guerra Mundial. Porém, com o fim da Segunda Guerra Mundial, o referido padrão de vida volta a ser utilizado e pregado.

American Way of Life: Características

Como forma de esquecer os horrores vivenciados da Primeira Guerra Mundial, a busca pela felicidade se tornou uma constante dos estadunidenses da época. Ela encontrou lugar no consumismo, em que a aquisição de bens materiais transformava a vida dos americanos e os deixava distantes da realidade das guerras.

Todo esse contexto foi possibilitado pela produção industrial do país. Os EUA possuíam uma supreendente indústria tecnológica e, assim, iniciaram a produção em massa de diversos eletrônicos. Somada ao crédito barato oferecido na época, a compra por produtos, muitas vezes desnecessários, foi impulsionada.

Além disso, foi nessa época que a venda de veículos aumentou. Henry Ford, criador da Ford, diminuiu os preços dos automóveis para vender mais. Assim, impulsionados pelo consumismo, o povo americano aproveitou a oportunidade. A TV também se torna essencial: uma maneira de conseguir distração e entretenimento.

American Way of Life: Consequências

O American Way of Life não conseguiu ficar, entretanto, livre de consequências. O consumismo e a noção de que dinheiro compra felicidade esbarram na queda da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929.

A Crise de 1929, como ficou conhecida, gerou um período de recessão para os EUA, ao lado de uma grave crise econômica que afetou todo o mundo.

No entanto, com o fim dessa crise e no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, o American Way of Life retorna com toda sua força.

É nesse extao momento que os EUA passam a divulgar um padrão de felicidade que se espalha por todo o mundo e passa a ser considerado como o modelo de vida ideal. Assim, podemos afirmar que a ideia de consumo exarcerbado que existe atualmente e a busca pela felicidade através dos bens materiais são resultados do American Way.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.