Ambientes: Econômico, Cultural, Legal e Tecnológico - Como analisar? - Notícias Concursos

Ambientes: Econômico, Cultural, Legal e Tecnológico – Como analisar?

Ambientes: Econômico, Cultural, Legal e Tecnológico influenciam na gestão da sua empresa. Saiba como analisar cada um deles!

Análise de Outros Ambientes

Falamos sobre análise de ambiente interno e ambiente externo da sua empresa, uma vez que essa análise é fundamental no seu plano de negócio.

Entretanto, há outros ambientes que podem ser analisados para auxiliar nas estratégias de sua empresa.

Uma vez que a análise de ambiente deve considerar outros fatores, pois exercem influência no seu negócio. Entretanto, se a influência será direta ou indiretamente, depende do seu ramo de atuação, bem como das particularidades da sua empresa.

Ambiente econômico

A economia influencia diretamente os negócios. Sendo assim, analise inflação, PIB (Produto Interno Bruto), taxas de juros praticadas, etc.

Mantenha-se atualizado sobre a volatilidade do mercado para se preparar para possíveis crises.

Sócio-Cultural

Esses fatores estão relacionados com as características culturais da sociedade na qual o seu negócio está inserido.

Tamanho da população;

Grau de escolaridade;

Gênero;

Profissão;

Comportamento de compra, dentre outros.

Esses dados estão difundidos de forma orgânica em jornais, dados disponibilizados pelo governo, órgãos de classe, etc.

Fatores Legais e Políticos são componentes de um ambiente

Esses fatores falam sobre as leis, inclusive a que rege seu negócio, se for o caso. Sendo assim, analise a legislação fiscal, tributária, trabalhista, dentre outras.

Bem como o CDC (Código de Defesa do Consumidor), Código Civil, Leis Trabalhistas.

As emendas constitucionais e os decretos oficiais também devem ser considerados.  Enfim, tudo o que diz respeito à legislação vigente.

Exemplos recentes são a reforma trabalhista e o decreto que permitiu redução de carga horária, bem como a suspensão de contratos pela situação de calamidade pública.

Essas situações são dinâmicas e a gestão de uma empresa precisa fazer esses acompanhamentos.

Tecnologia

A tecnologia é um fator primordial numa empresa, e por isso um gestor deve estar ciente de todas as alterações e novidades.

Sendo assim, informe-se sobre lançamentos referentes a formas de pagamentos ou produtos no mercado.

Acompanhe feiras, eventos e releases sobre esses assuntos. Converse com seus clientes e concorrentes para que não fique aquém das novidades do mercado.

Essas análises irão compor a sua análise de ambientes externo e interno. Todos esses fatores irão ajudar a entender a tendência de mercado do seu ramo de atuação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?