Alinhamento de perfil de contratação da empresa
É muito natural para uma empresa que está crescendo que precise contratar funcionários de forma rápida, por isso o alinhamento de perfil deve ser feito. No entanto, essa contratação acaba sendo um desafio para a gestão da empresa.
Por isso, para que uma empresa possa contratar pessoas de forma assertiva é necessário que tome alguns cuidados. Uma vez que não tem como garantir a assertividade da contratação. Mas tem como segmentar essa contratação.
Assertividade na contratação e a expectativa das partes envolvidas
O alinhamento do perfil é a base de uma contratação assertiva, uma vez que é preciso que as demandas da empresa sejam atendidas pelo funcionário. Bem como é de extrema importância que a empresa também atinja a expectativa desse candidato.
Sendo assim, os perfis de ambos devem estar alinhados de modo que a empresa atenda a expectativa e o funcionário traduza dentro da empresa a sua capacidade.
Por isso, cabe ao setor de recursos humanos que faça o alinhamento de perfil, considerando o conhecimento e habilidades dos candidatos. Ao passo que também considere o perfil das pessoas existentes na empresa, evitando conflitos.
Perfis alinhados – Contratação e Contratados
Ocorre que muitas empresas possuem perfis diferentes internamente, passando aos funcionários a ideia de separação. Criando inclusive preferências dentro das equipes. Embora esse processo seja natural por uma questão de afinidade, acaba por ser prejudicial no que tange à produtividade na empresa.
Ao passo diz respeito ao perfil da gestão contratada, bem como ao perfil dos funcionários existentes. Por isso, uma empresa precisa estar alinhada internamente. Bem como deve equiparar as contratações ao perfil que já existe.
Obviamente que não há um único perfil que deve continuar na empresa. Já que o alinhamento é exatamente para que as diferenças entre as pessoas vire um fator de contribuição e crescimento; e não uma ferramenta de conflitos.
Sendo assim, a cultura da empresa é fundamental nesse processo. Uma vez que uma empresa que possui uma cultura aberta, tende a ter uma gestão colaborativa. Nesse caso, por exemplo, não é viável contratar um gestor muito tradicionalmente rígido. Uma vez que essa gestão está fora da cultura da empresa.
Por isso, o alinhamento começa na cultura até que corrobore o crescimento da empresa para que todos possam falar uma única linguagem e entregar melhorias de forma orgânica ao cliente final.