Os alimentos que diminuem a ansiedade são capazes de agir nos níveis de cortisol, além de promoverem a sensação de bem-estar e prazer. Conheça cada um deles e inclua-os em sua dieta cotidiana.
Alguns alimentos que diminuem a ansiedade podem ser acrescentados no seu cardápio em diversos momentos do seu dia-a-dia. Isto é, você poderá consumi-los no café da manhã, almoço ou janta, além de poder incrementar em momentos de lanches intermediários. Veja quais são:
A vitamina C é capaz de equilibrar os níveis de cortisol no organismo, reduzindo assim o estresse e também a ansiedade. Você pode encontrar esta vitamina em frutas cítricas, como laranja, tangerina, limão e abacaxi, além de ser facilmente encontrada em vegetais frescos.
Já os alimentos ricos em fibras são capazes de melhorar o trânsito intestinal e toda a saúde digestiva como um todo. Como consequência, promove uma sensação de leveza, aumenta a saciedade e diminui os sintomas da ansiedade.
Dentre os alimentos com fibras, podemos citar os cereais integrais, as frutas, verduras e os legumes.
O triptofano auxilia na produção de serotonina, sendo este um hormônio muito importante para diminuir os índices de ansiedade, depressão e estresse, uma vez que promove bem-estar e prazer em nosso corpo.
Você pode encontrar este aminoácido em frutas secas como nozes, amêndoas e castanha, além de ser encontrado em carnes, frango, peixes, ovos e chocolate amargo.
O ômega 3 é uma gordura de altíssima qualidade, e essencial para o funcionamento do nosso cérebro. Os ácidos graxos presentes na gordura são capazes de equilibrar as funções cerebrais e, inclusive, estabiliza os níveis de ansiedade e estresse.
Você pode encontrar ômega 3 especialmente em peixes, como atum e salmão, como também em sementes de linhaça e chia. Além disso, há a possibilidade de consumir suplementos vitamínicos com ômega 3.
Além de saber quais são os alimentos que diminuem a ansiedade, é preciso nos atentarmos para aqueles que podem aumentar os níveis de irritabilidade, cortisol e angústia, para assim evitá-los. Veja abaixo a lista e lembre-se de criar um cardápio equilibrado e saudável:
Os alimentos naturais sempre serão os mais recomendados e, por isso, procure fugir dos preparos industrializados e invista em frutas, verduras, legumes e vegetais de maneira geral.