Alfabeto: Saiba como surgiu e suas modificações

Você já parou para pensar sobre qual foi o primeiro alfabeto do mundo? Qual a origem das letras que hoje conhecemos e escrevemos? Acompanhe o artigo para conhecer!

Origem da palavra “alfabeto”

Os semitas ocidentais da costa oriental do Mediterrâneo (onde viviam os grupos fenícios e hebreus) costumam ter o crédito de desenvolver o primeiro alfabeto do mundo. Consistia em uma lista curta de 22 caracteres com nomes e uma ordem fixa para caracteres que poderiam ser facilmente memorizados.

Este “alfabeto” foi espalhado por comerciantes fenícios e depois modificado pela inclusão de vogais pelos gregos, cujas primeiras 2 letras, alfa e beta, foram colocadas juntas para formar o nome “alfabeto”.

Em hebraico, as duas primeiras letras do abecedário (como no ABC) são, da mesma forma, aleph e bet, mas ao contrário das letras gregas, o “alfabeto” semítico não tinha vogais: Aleph não era um / a /.

Também no Egito, encontrou-se a escrita que usa apenas consoantes. O Egito poderia ser nomeado como a nação com o primeiro alfabeto, caso o fornecimento de vogais fosse considerado desnecessário.

Barry B. Powell diz que é um termo impróprio se referir ao abecedário semítico como um alfabeto. Em vez disso, ele diz que o primeiro alfabeto consiste na revisão grega da escrita silábica semítica.

Ou seja, um alfabeto requer símbolos para vogais. Sem as vogais, as consoantes não podem ter a sua pronúncia realizada. Desse modo, então apenas informações parciais sobre como ler uma passagem são fornecidas apenas pelas consoantes.

Modificação grega dos símbolos fenícios

Embora seja convencional se referir à introdução das vogais pelos gregos como uma “adição” às 22 consoantes , Powell explica que alguns gregos desconhecidos reinterpretaram 5 dos signos semíticos como vogais, cuja presença era necessária, em conjunto com qualquer um dos o outro, signos consonantais.

Assim, o grego desconhecido criou o primeiro alfabeto. Powell diz que este não foi um processo gradual, mas a invenção de um indivíduo. Powell é um estudioso clássico com publicações em Homero e mitologia.

Com base nisso, ele postula que é até possível que o lendário Palamedes realmente tenha inventado o alfabeto (grego).

O alfabeto grego originalmente tinha apenas 5 vogais; os adicionais longos foram adicionados ao longo do tempo.

E então, gostou de saber disso?

Não deixe de ler também – 4 atividades de leitura independente para alfabetização

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.