O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou uma nova parceria com o WhatsApp e Robbu para enviar alertas de desastres naturais através do aplicativo de mensagens.
O novo serviço, no entanto, só estará disponível para quem realizar o cadastro. Na prática, os usuários devem entrar em contato com o número +55 (61) 2034-4611 e informar seu endereço para receber os alertas da região.
O número de telefone correspondente ao serviço trata-se de um chatbot da Defesa Civil Nacional, ou seja, um robô que faz atendimento automático. Assim, no momento em que o recurso for liberado, os cidadãos cadastrados começarão a receber as notificações.
A expectativa é que o serviço seja liberado em até 60 dias. Além dos alertas, o aplicativo será usado para orientar quanto a proteção, como as melhores rotas de evacuação e até alertas ativos em outros estados.
“O aplicativo já é utilizado com frequência por grupos e comunidades próximas da Defesa Civil para coordenação e aviso. O que faremos agora é elevar esse uso do WhatsApp para um outro patamar, através de uma conta verificada que dá segurança às pessoas de que estão falando com a Defesa Civil”, disse o diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, Daria Durigan.
WHATSAPP: recurso para reagir mensagens agora terá todos os emojis; veja como usar
O WhatsApp disponibiliza a confirmação de duas etapas para proteger ainda mais a conta no aplicativo. Embora os dados sejam protegidos com criptografia, recorrentemente criminosos conseguem invadir e clonar a conta.
Porém, quando isso acontece o sistema do mensageiro realiza um procedimento de bloqueio da conta simultaneamente. Assim, os criminosos não conseguem acessar as informações do usuário.
Sendo assim, para recuperar a conta ‘roubada’, é necessário entrar no WhatsApp com o número de telefone e verificar o usuário com uma chave de acesso com seis dígitos, recebida por SMS.
Feito isto, o invasor que estiver usando a conta será desconectado imediatamente, uma vez que o código extra de segurança indica o verdadeiro dono da conta.
Vale ressaltar que o WhatsApp fica bloqueado durante 12h. Após esse período, a conta pode ser usada novamente.
Bradesco Consórcios vai sortear R$ 200 mil aos clientes; veja como participar
Caso tenha sido vítima de clonagem no WhatsApp, calma, pois é possível recuperar seu histórico de conversas através do backup. Com o auxílio do iCloud ou do Google Drive, há a possibilidade de importar o arquivo salvo no seu celular.
Veja os passos a seguir: