O BPC é uma assistência financeira fornecida pelo governo federal brasileiro destinada a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade. Este artigo irá esclarecer dúvidas comuns sobre o BPC, por exemplo, quem tem direito ao benefício, como solicitá-lo e quando é necessário atualizar o cadastro.
O que é o BPC?
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um direito garantido pela Constituição Federal. É uma assistência social designada para cidadãos brasileiros que cumprem certos critérios e necessitam deste auxílio. O valor do BPC é igual a um salário mínimo, pago mensalmente às pessoas idosas e/ou com deficiência que não têm condições de garantir sua sobrevivência.
Quem pode receber o BPC?
Existem dois grupos que podem se qualificar para o BPC:
- Idosos com 65 anos ou mais que não têm direito à previdência social
- Pessoas com deficiência que não estão inseridas no mercado de trabalho e não têm uma renda fixa
Em ambos os casos, a renda familiar deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo.
Como solicitar o BPC?
Para requerer o BPC, não é necessário a intermediação de terceiros. O requerente deve ir até a agência do INSS mais próxima levando consigo os documentos pessoais necessários. Algumas prefeituras também podem oferecer orientação. Portanto, verifique se a prefeitura da sua cidade pode ajudá-lo. As informações fornecidas devem ser corretas e atualizadas.
Requisitos, Documentos e Informações
Para saber se você tem direito ao BPC, é necessário comprovar determinados requisitos:
Requisitos para idosos
Idosos precisam comprovar que têm 65 anos ou mais, que não recebem nenhum benefício previdenciário e que a renda da sua família é inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa.
Requisitos para pessoas com deficiência
Pessoas com deficiência devem comprovar que a renda da sua família é inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa e que não recebem nenhum benefício previdenciário. Também é necessário comprovar a deficiência e o nível de incapacidade por meio de avaliação do Serviço de Perícia Médica do INSS.
Cálculo de Renda Familiar por Pessoa
A renda familiar por pessoa é a soma total da renda de toda a família, dividida pelo número de membros que compõem o núcleo familiar. Para calcular, some todos os rendimentos das pessoas que vivem na mesma casa e divida o resultado pelo número de pessoas na família. Por exemplo: com o salário mínimo no valor de R$ 300,00, 1/4 deste valor são R$ 75,00.
Documentos Necessários para o Requerimento
Para solicitar o BPC, é necessário apresentar os seguintes documentos:
Documentos do requerente
- Certidão de nascimento ou casamento
- Documento de identidade, carteira de trabalho ou outro que possa identificar a pessoa
- CPF, se tiver
- Comprovante de residência
- Documento legal, no caso de procuração, guarda, tutela ou curatela
Documentos da família
- Documentos de identidade, carteira de trabalho, CPF, certidão de nascimento ou casamento, ou outros documentos que possam identificar todos os membros da família e suas rendas
Deve ser preenchido o Formulário de Declaração da Composição e Renda Familiar, que faz parte do processo de solicitação do benefício.
Canais de Atendimento para Solicitar o Serviço
Para solicitar o BPC, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e inscreva-se no Cadastro Único. Caso já esteja cadastrado, faça o agendamento no INSS pelo telefone 135 da Central de Atendimento da Previdência Social (ligação gratuita) ou pela internet, pelo site.
Como o BPC é Pago?
Quem tem direito ao BPC recebe do banco um cartão magnético para usar apenas para o BPC. Não é necessário pagar por isso, nem é obrigatório adquirir nenhum produto do banco para receber o cartão. Com ele, é fácil sacar o dinheiro nos bancos que pagam o BPC.
Mais de uma Pessoa pode Receber o BPC na mesma Família?
Para que mais de uma pessoa receba o BPC na mesma família, a renda familiar por pessoa deve ser menor que 1/4 do salário mínimo. No entanto, é importante notar que o BPC não é transferível em caso de morte. O direito de receber o BPC não passa para outros membros da família.
De onde vem o Dinheiro que Paga o BPC?
Todo o dinheiro do BPC vem do Ministério do Desenvolvimento Social. Este ministério administra o Fundo Nacional de Assistência Social. Atualmente, o BPC está beneficiando mais de 2 milhões de brasileiros, e esse número continua a crescer.
Legislação
O BPC é garantido pela Constituição Federal de 1988 e é regulamentado por várias leis e decretos. A inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico – tornou-se obrigatória para a concessão do benefício.
Dicas
- Qualquer pessoa pode solicitar o BPC. Não é necessário pagar a ninguém para fazer isso.
- O BPC não é uma aposentadoria e, portanto, não dá direito ao 13º salário.
- Se alguém ficar com seu cartão do BPC, isso é crime.
- É importante manter suas informações atualizadas.
- Qualquer irregularidade no pagamento do BPC deve ser denunciada.
Lembre-se, este é um benefício valioso para quem precisa. Mantenha-se informado e certifique-se de que suas informações estão atualizadas para garantir que você continua recebendo seu benefício.